Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 02-07-2009

Google lança serviço de imagens Street View no Brasil
Parceria com Fiat vai colocar 30 carros 'fotógrafos' nas ruas. Projeto começa em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Google lança serviço de imagens Street View no Brasil
Foto: Divulgação

O Google anunciou nesta quinta-feira (2) que as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro serão as primeiras do país a receberem o serviço Street View, que digitaliza imagens das ruas no serviço de mapas da empresa.

Essa ferramenta, disponível tanto no Google Maps quanto no Google Earth, permite que o usuário "navegue" por uma região, visualizando fachadas e outros elementos urbanos fotografados e transformados em um ambiente virtual.

A parceria do Google com a Fiat leva às ruas 30 carros modelo Stilo, adaptados para capturar as imagens enquanto circulam. Ao todo, nove câmeras instaladas no topo do carro fotografam os ambientes - as imagens são sincronizadas com um aparelho GPS e armazenadas em um computador embarcado no veículo.

O objetivo da empresa é digitalizar todas as ruas das regiões metropolitanas dessas cidades, o que resulta, segundo estimativas, em 1 milhão de quilômetros a serem percorridos.

Segundo Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google, a captura das imagens começa nesta quinta, mas não existe previsão de quando elas estarão disponíveis on-line. Depois de capturadas, as fotografias passam por tratamento e só depois são incluídas no sistema. A publicação das imagens de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro ocorrerá simultaneamente, segundo a empresa.

A lista das próximas cidades a serem digitalizadas não está definida. Segundo Quintella, a prioridade será atender o interesse do usuário, levando em consideração as principais cidades do país.

Interesse público

"O Street View tem uma dimensão de serviço público que não pode ser ignorada", disse Alex Dias, diretor-executivo do Google no Brasil. Ele destaca que órgãos públicos poderão aplicar o Street View em projetos turísticos, por exemplo.

Outras situações citadas pelo Google envolvem soluções para o transporte urbano, como informações sobre roteiros de ônibus, e até segurança pública, como auxílio em ações de bombeiros ao atender emergências em locais desconhecidos.

O Street View existe desde 2007 e é alvo de críticas sobre invasão de privacidade em outros países, tendo "flagrado" pessoas em situações consideradas impróprias pelos usuários. Atualmente, o sistema aplica um filtro automático para preservar a identidade de pessoas e as placas de automóveis. O usuário que se sentir ofendido por alguma cena pode usar um formulário de reclamação disponível no próprio serviço: ele indica a imagem polêmica e explica sua reclamação.

Google lança serviço de imagens Street View no Brasil

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir