Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-07-2009

Sobrevivente de queda de avião passou mais de 12h no mar - avião . Avião
Sobrevivente de queda de avião passou mais de 12h no mar - avião
Sobrevivente de queda de avião passou mais de 12h no mar  - avião . Avião
Foto: Reprodução/ LCI

SANA - "Papai, caímos na água. Ouvia pessoas falando perto de mim, mas não podia ver nada. Estava tudo escuro ao meu redor". Foi assim que Baya Bakari, a adolescente de 14 anos e única sobrevivente entre as 153 pessoas que estavam a bordo do Airbus A310 da companhia aérea estatal do Iêmen Yemenia, contou ao pai sobre o acidente e como esperou nas águas pelo resgate. A jovem passou mais de 12 horas no mar sem saber nadar e sem colete salva-vidas.

Said Mohammed, um enfermeiro do hospital em que a jovem está hospitalizada, afirmou que ela está se recuperando bem. Médicos dizem que ela sofreu apenas cortes no rosto e teve uma clavícula quebrada, mas está fora de perigo. O pai de Baya, Kassim Bakari, falou com a filha mais velha por telefone depois do acidente. A adolescente e a mãe embarcaram de Paris para visitar a família no arquipélago.

Em entrevista para uma rede francesa, o pai afirmou que a filha chorou bastante após o resgate e perguntou pela mãe, sem saber que está morta. "Quando conversamos por telefone, Baya perguntou onde estava a mãe. Dissemos que ela está viva, mas em outro local, para não traumatizá-la". "Ela é uma garota muito tímida, eu nunca pensei que ela fosse escapar dessa maneira," disse Bakari, descrevendo a menina como "frágil".

O homem que resgatou Baya disse que a adolescente se agarrou a um pedaço do avião por várias horas até ser resgatada. Ela não usava um colete salva-vidas e quase não sabia nadar. O homem disse que ela estava muito fraca para segurar à bóia que foi jogada para a menina e que teve que se jogar na água para salvá-la.

O voo partiu de Paris, fez escala em Marselha, na costa francesa, e pousou em Sanaa, capital do Iêmen. Lá, os passageiros trocaram de avião e embarcaram no Airbus A-310, que fez uma escala em Djibuti, antes de seguir para Comores. Entre os passageiros, havia ao menos 66 franceses, além de canadenses, etíopes, marroquinos, iemenitas e palestinos.

O sinal de uma das duas caixas-pretas do avião da companhia aérea Yemenia que caiu no Oceano Índico na terça-feira foi captado por um avião militar francês, disse à BBC Brasil a porta-voz do ministro francês da Cooperação, Alain Joyandet, nesta quarta-feira, em Comores. "Às 4h30 da tarde (de terça-feira), hora local (9h30, hora de Brasília), foi captado o sinal de uma das balizas da caixa-preta, a 40 quilômetros da costa e a 300 metros de profundidade", afirmou.

Segundo a porta-voz, nos próximos dias será montada uma operação com mergulhadores para procurar a caixa-preta. Ela ressaltou, no entanto, que não existe nenhuma garantia de que a baliza ainda esteja acoplada à caixa-preta - ela pode ter se soltado com o impacto da queda da aeronave. "Hoje a prioridade é continuar a busca por corpos e destroços do avião. Nós iremos procurar a caixa-preta assim que possível, nos próximos dias."

Sobrevivente de queda de avião passou mais de 12h no mar
Jovem de 14 anos conta ao pai como esperou pelo resgate no Índico sem saber nadar e sem colete salva-vidas - Avião

Fonte: www.estadao.com.br
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir