Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-07-2009

Tropas americanas enfrentam talibãs em combates violentos
Tropas americanas enfrentam talibãs
Tropas americanas enfrentam talibãs em combates violentos
Foto: AFP

CAMP DWYER, Afeganistão (AFP) — O Exército dos Estados Unidos travava combates violentos nesta sexta-feira contra os talibãs na província afegã de Helmand, sul do Afeganistão, onde na quinta-feira foi iniciada uma grande ofensiva contra a insurgência islamita.

O batalhão de infantaria 2/8 dos marines enfrentou uma dura resistência talibã, declarou à AFP o general-de-brigada Larry Nicholson, comandante da operação.

"O 2/8 tem combates infernais na zona sul da região", completou.

No entanto, outros batalhões avançaram sem grandes dificuldades para o sul e já conseguiram entrar em contato com a população e os líderes locais, segundo Nicholson.

Os helicópteros transportaram na quinta-feira os marines para os distritos de Garmsir e Nawa, na província de Helmand, e ajudaram as forças afegãs a tomar Janishin, perto da fronteira com o Paquistão.

"Hoje os marines seguem avançando rumo aos objetivos e vão trabalhar para estabilizar a segurança nestas zonas", afirmou o porta-voz da operação, o tenente Kurt Stahl.

Quase 4.000 marines encabeçam o novo plano do presidente Barack Obama para combater a insurgência afegã, com o objetivo de proteger a população para as eleições presidenciais de 20 de agosto.

"Quando os marines saem às cidades, sempre buscam oportunidades para falar com a população e explicar por quê estão ali", disse Stahl.

Na quinta-feira, as tropas tomaram o controle do distrito de Khanistan, onde os talibãs instauraram um governo próprio, na maior operação dos marines desde a de Fallujah, Iraque, em novembro de 2004.

Mas o Exército americano também sofreu a primeira baixa na operação, com a morte de um marine, informou a Brigada Expedicionária Marine (MEB). Além disso, na quinta-feira, o comando talibã Haqqani reivindicou o sequestro de um soldado americano no dia 30 de junho, antes do início da ofensiva.

Até o momento não foi anunciada nenhuma vítima civil ou danos materiais. As tropas americanas informaram que evitam utilizar armamento pesado.

A operação "Janjar" ("Punhalada" em dari e pashtun, mas que os marines traduziram como "Strike of the Sword" ("Golpe de Espada") também conta com a participação de 600 policiais e soldados afegãos.

"O que diferencia a operação Janjar das anteriores é o tamanho das forças e sua velocidade", afirmou Nicholson.

O general afegão Shair Mohamad Zazi destacou que a a operação estabelecerá segurança para as eleições. As autoridades do país temiam que a violência e as intimidações dos talibãs afetassem a votação na segunda eleição presidencial do país.

Em outra frente, 20 talibãs e um soldado afegão morreram na quinta-feira em confrontos em Zabul, outra província instável do sul do país.

Tropas americanas enfrentam talibãs em combates violentos no Afeganistão.

Tropas americanas enfrentam talibãs.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir