Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-07-2009

Lula tem agenda cheia em visita a França
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem programada para esta segunda-feira em Paris...
Lula tem agenda cheia em visita a França
Foto: AFP

ARIS, França (AFP) — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem programada para esta segunda-feira em Paris uma série de atividades privadas, incluindo um jantar com o primeiro-ministro português José Sócrates, antes de um encontro na terça-feira com o colega francês Nicolas Sarkozy e de receber um prêmio na Unesco.

Lula, que está na França desde sábado, terá um jantar privado com o premier português, que deve assistir a cerimônia em homenagem ao presidente do Brasil na sede da Unesco na terça-feira.

Também na terça, o presidente Lula concederá uma entrevista coletiva para promover a candidatura do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, antes de uma reunião com Sarkozy.

Os dois devem abordar no encontro a ideia de reforma do Conselho de Segurança da ONU, para que passe a incluir os países emergentes, assim como a modificação do estatuto dos principais organismos credores internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Ainda na terça-feira, o presidente brasileiro receberá na sede da Unesco em Paris o Prêmio de Estímulo da Paz Félix Houphouët-Boigny.

A premiação é um reconhecimento pelo "trabalho em prol da paz, diálogo, democracia, justiça social e igualdade de direitos, assim como pela inestimável contribuição à erradicação da pobreza e à proteção dos direitos das minorias", explicou a Unesco em um comunicado.

Lula viajará na terça-feira à noite da capital francesa para a Itália, onde participará na reunião de líderes do G5, antes do encontro de cúpula do G8 em L'Aquila.

O presidente do Brasil tem encontros marcados com o presidente mexicano Felipe Calderón, a chanceler alemã Angela Merkel e com os primeiros-ministros do Japão, Taro Aso, e da Suécia, Fredrik Reinfeldt.

Lula tem agenda cheia em visita a França.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem programada para esta segunda-feira em Paris...

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir