Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-07-2009

Obama e Medvedev assinam acordo sobre desarmamento nuclear
Obama frsiou que h� mais pontos em comum do que diverg�ncias entre EUA e R�ssia
Obama e Medvedev assinam acordo sobre desarmamento nuclear
Foto: AFP

MOSCOU, R�ssia (AFP) � O presidente Barack Obama e o colega russo, Dimitri Medvedev, assinaram nessa segunda-feira um acordo pr�vio sobre a redu��o de seus arsenais nucleares estrat�gicos e decidiram que os Estados Unidos e a R�ssia retomar�o sua coopera��o militar.

Obama e Medvedev concordaram em reduzir a entre 1.500 e 1.675 o n�mero de ogivas nucleares e a entre 5.00 e 1.000 o n�mero de vetores nucleares (m�sseis internacionais, embarcados em submarinos e bombardeiros estrat�gicos) de ambos pa�ses.

Estas redu��es devem acontecer nos sete anos seguintes � entrada em vigor do acordo.

Com base neste acordo pr�vio, os negociadores russos e americanos continuar�o com suas conversa��es para tentar concluir um novo tratado que substitua o hist�rico tratado START, que expira em dezembro.

Os presidentes tamb�m assinaram outro documento sobre o Afeganist�o, iniciando assim o caminho da reconcilia��o depois da era Bush-Putin.

"Esperamos fechar uma s�rie de p�ginas dif�ceis na hist�ria das rela��es russo-americanas e abrir novas", declarou Medvedev ao receber no Kremlin o colega americano.

"Se trabalharmos duro nos pr�ximos dias, ent�o realizaremos progressos extraordin�rios que beneficiar�o as pessoas em ambos pa�ses", respondeu Obama.

"Em toda uma s�rie de assuntos, Estados Unidos e R�ssia t�m mais em comum que diverg�ncias", completou.

Medevedev deixou o ambiente mais relaxado ao fazer piada sobre o tempo ruim, que estimularia os governantes a passar mais tempo dentro do Kremlin e prolongar as conversa��es, enquanto Obama recordou as temperaturas de 80 graus Fahrenheit (25 graus Celsius) durante sua �ltima visita a Moscou, antes de ser presidente.

Obama desembarcou na capital russa acompanhado pela primeira-dama Michelle e as duas filhas, Sasha e Malia. O presidente americano seguiu para o centro de Moscou para participar em uma r�pida cerim�nia diante do t�mulo do soldado desconhecido, que fica em frente ao Kremlin.

� noite eles jantar�o na resid�ncia do presidente russo em Gorki, na regi�o de Moscou, ao lado das esposas, Svetlana Medvedeva e Michelle Obama.

Durante a visita eles devem anunciar progressos nas negocia��es sobre um tratado que substituir� o hist�rico Tratado Estrat�gico de Redu��o de Armas, (START), assinado em 1991, sobre a limita��o dos arsenais nucleares das duas pot�ncias, que expira em dezembro.

Tamb�m se espera um acordo que permita o tr�nsito de material militar para o Afeganist�o pelo territ�rio russo.

Ambos mencionam a necessidade reiniciar as rela��es deterioradas durante a presid�ncia de George W. Bush por uma s�rie de disputas que culminaram com a guerra de agosto de 2008 entre R�ssia e Ge�rgia.

No entanto, a visita de Obama, que inclui encontros com figuras da oposi��o e um discurso em uma universidade, tamb�m ter� pontos de diverg�ncia.

Obama e Medvedev assinam acordos no caminho da reconcilia��o.

Obama frsiou que h� mais pontos em comum do que diverg�ncias entre EUA e R�ssia.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir