Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 06-07-2009

Familiares confirmam morte de Robert McNamara
McNamara, o presidente americano, Lyndon Johnson, e o secret�rio de Estado Dean Rusk reunidos em 1964 com o embaixador do Vietn� do Sul, General Maxwell Taylor
Familiares confirmam morte de Robert McNamara
Foto: AFP

Virginie Montet

WASHINGTON, EUA (AFP) � Robert McNamara, secret�rio da Defesa dos presidentes John Fitzgerald Kennedy e Lyndon Johnson que faleceu nesta segunda-feira aos 93 anos, foi um dos mais ferrenhos defensores da interven��o norte-americana no Vietn�, antes de assumir seu erro.

No comando do Pent�gono de 1961 a 1968, ele chegou na �poca a reivindicar o nome de "guerra de McNamara" para o conflito no Vietn�. "Considero esta guerra muito importante, e estou satisfeito de ter meu nome associado a ela e de fazer todo o poss�vel para ganh�-la", escreveu ele em 1964.

Nascido em 9 de junho de 1916 em Oakland, na Calif�rnia (oeste dos EUA), Robert Strange McNamara estava no meio de uma brilhante carreira no setor industrial quando o presidente Kennedy o chamou para ocupar um cargo em seu governo.

Formado em economia, matem�tica e filosofia na Universidade de Berkeley (Calif�rnia), ele tinha acabado de ser nomeado para a presid�ncia da montadora Ford, um cargo nunca ocupado antes por uma pessoa de fora da fam�lia fundadora do grupo.

Em novembro de 1960, Kennedy, que acabara de vencer a elei��o presidencial, lhe ofereceu o Tesouro ou a Defesa. McNamara escolheu o segundo, no momento do auge da Guerra Fria.

En�rgico, brilhante, �s vezes arrogante, McNamara era considerado uma pe�a-chave do governo Kennedy. Seus colaraboradores diziam que seu c�rebro era um computador.

Em 1962, quando surgiu a crise dos m�sseis em Cuba, ele recomendou a Kennedy a invas�o da ilha comunista dentro de um prazo m�ximo de 36 horas, alertando para o risco de escalada nuclear com a R�ssia.

Sob sua dire��o, a presen�a militar dos Estados Unidos foi refor�ada, com o n�mero de soldados passando de algumas centenas no in�cio dos anos 60 a 17.000 em 1964 e a quase meio milh�o em 1967.

Quando deixou o Pent�gono, 16.000 militares americanos tinham morrido no Vietn�. No fim da guerra, sete anos depois, o balan�o total do conflito se estabeleceu a quase 58.000 v�timas do lado americano e tr�s milh�es do lado vietnamita, tanto no norte como no sul.

Depois da aposentadoria, o ex-secret�rio da Defesa admitiu ter cometido erros.

"Erramos, e erramos feio", confessou McNamara em um livro de mem�rias publicado em 1995, intitulado "A trag�dia e as li��es do Vietn�".

Em 1967, ele come�ou a duvidar que a vit�ria era poss�vel e pediu ao presidente Johnson que negociasse a paz.

Johnson afastou McNamara do Pent�gono e o nomeou � presid�ncia do Banco Mundial (Bird), um posto que ocupou durante 13 anos, at� 1981.

Nestes 13 anos, ele ficou conhecido como um ferrenho defensor dos pa�ses em desenvolvimento. Durante seus mandatos, a verba do Bird passou de 1 a 12 bilh�es de d�lares em empr�stimos, e os efetivos da institui��o foram multiplicados por dois.

"McNamara chegou ao Banco Mundial com grande energia, coragem e dinamismo, assim como com a convic��o de que os problemas do mundo em desenvolvimento podiam ser resolvidos", segundo a biografia do ex-secret�rio da Defesa publicada pela institui��o.

Robert McNamara se casou com Margaret Craig em 1940. Ela morreu de c�ncer em 1981. O casal teve tr�s filhos, duas meninas e um menino. Em 2004, com 88 anos, ele casou novamente, com Diana Masieri Byfield, uma vi�va de origem italiana.

Ele escreveu uma dezena de livros sobre a defesa e o desenvolvimento.

Morreu Robert McNamara, o c�rebro da guerra do Viet�.

McNamara, o presidente americano, Lyndon Johnson, e o secret�rio de Estado Dean Rusk reunidos em 1964 com o embaixador do Vietn� do Sul, General Maxwell Taylor.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir