Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-07-2009

Chineses han atacam mesquita uigur no centro de Urumqi
Um grupo de chineses da etnia majorit�ria han tentou hoje entrar � for�a na mesquita de Hantengri
Chineses han atacam mesquita uigur no centro de Urumqi
Foto: Reuters

Urumqi (China), 7 jul (EFE).- Um grupo de chineses da etnia majorit�ria han tentou hoje entrar � for�a na mesquita de Hantengri, no centro de Urumqi, a fim de atacar uigures refugiados no local, em mais um epis�dio da viol�ncia �tnica vivida nas ruas da capital da regi�o de Xinjiang.

A mesquita, pr�xima ao hotel onde est�o hospedados os jornalistas estrangeiros que cobrem o conflito, estava isolada pelos soldados, mas alguns chineses han, armados com paus, tentaram entrar v�rias vezes no templo, sem sucesso, por enquanto.

Alguns deles disseram � Ag�ncia Efe que n�o h� outra sa�da que fazer justi�a com as pr�prias m�os, j� que "o Governo n�o pode fazer nada contra os uigures, por medo da comunidade internacional".

Segundo eles, os uigures atacaram com�rcios dos han em dias anteriores e n�o s�o oriundos da cidade, mas procedentes de outras zonas da regi�o de Xinjiang, como Kashgar e Yili, que, em anos anteriores, tamb�m registraram incidentes violentos.

� margem destes grupos, a cidade est� tranquila, sem autom�veis pelas ruas, enquanto praticamente todos os uigures est�o trancados em casa, por medo de repres�lias.

A viol�ncia �tnica come�ou no domingo, quando os enfrentamentos entre a Pol�cia e manifestantes uigures deixaram pelo menos 156 mortos, mais de mil feridos e 1,434 mil detidos. EFE

Chineses han atacam mesquita uigur no centro de Urumqi

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir