Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-07-2009

Unesp anula uma questão de matemática da prova de conhecimen
Outras 4 questões também foram contestadas por cursinho. Vunesp disse que banca ainda avalia esses outros testes.
Unesp anula uma questão de matemática da prova de conhecimen
Foto: Daigo Oliva/G1

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anulou a questão número 10, de matemática, da prova de conhecimentos gerais, aplicada neste domingo (5) .

A questão pedia para calcular o raio da Terra, mas o gabarito apontava como resposta certa 6,2 km, o que é irreal.
Outras quatro questões apresentaram problemas e foram contestadas pelos professores do Curso Objetivo. A Vunesp informou, por meio de sua assessoria, que a banca examinadora ainda avalia as contestações e que deverá se manifestar nos próximos dias.

Na parte de geografia, a questão número 29 não apresenta resposta correta, segundo a coordenadora Vera Lúcia da Costa Antunes. "A questão trata da Era Vargas e a alternativa que consta do gabarito ("A") é muito genérica", afirmou.

No caso de matemática, houve problema em duas questões: a 2 e a 5. Para o professor Giuseppe Nobilioni, coordenador da disciplina no Objetivo, o enunciado da questão 2, sobre o reajuste da gasolina é incompleto. "Como a pergunta só menciona o reajuste da gasolina, a resposta seria 'B'. Para ser a resposta 'C', como traz o gabarito, deveria ter especificado que o reajuste seria na gasolina e no solvente", afirma.

A questão de física questionada foi a de número 47, que aborda lentes. "O enunciado diz que o oftalmologista indicou o uso de óculos com lente convergente para um paciente com dificuldade para enxergar de perto e de longe. No entanto, essa indicação está errada, deveria ser lente bifocal. Com isso, o esquema certo seria 'B' e não 'C', como consta do gabarito", afirma Eduardo Figueiredo, coordenador de física do Objetivo.

O exame também está disponível no site da Vunesp. Estão em disputa 630 vagas em oito campi no interior do estado de São Paulo.

O processo seletivo deste meio de ano é o último no formato antigo _em fase única realizada em três dias. O vestibular do final deste ano será em duas fases e as questões não apresentarão mais divisão por disciplina.

Unesp anula uma questão de matemática da prova de conhecimentos gerais

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir