Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-07-2009

PT reafirma posição sobre licenciamento de Sarney e nega pre
Em nota, partido diz que 'licença é decisão a ser tomada' por Sarney. Petistas dizem que Lula não fez pressão para enquadrar bancada.
PT reafirma posição sobre licenciamento de Sarney e nega pre
Foto: Geraldo Magela, Agência Senado

A bancada do PT no Senado divulgou na tarde desta quarta-feira (8) nota oficial na qual reafirma a posição favorável ao licenciamento do presidente José Sarney (PMDB-AP) do comando da Casa. No texto, os petistas também negam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha enquadrado os integrantes do partido a apoiar a permanência do peemedebista.

"Os senadores do PT comunicam que a sua liderança em momento algum exigiu que seus integrantes abdicassem de suas posições individuais. Tão pouco o fez o presidente da República durante o encontro no Palácio da Alvorada", registra o texto.

Dividida em quatro pontos, a nota afirma que o licenciamento de Sarney seria "um gesto de grandeza e de garantia à credibilidade das investigações" que envolvem a Casa. Os petistas destacam, no entanto, que "a licença é uma decisão a ser tomada pelo senador".

A bancada também avalia que a crise no Senado é "estrutural, grave, e envolve aspectos éticos e políticos".

Na semana passada, os senadores do PT fecharam posição pelo licenciamento de Sarney. Divididos, alguns integrantes da bancada defenderam o presidente da Casa da tribuna do Senado, enquanto outros colegas da sigla afirmavam que a saída de Sarney seria um "gesto de grandeza".

Na quarta-feira (1), por duas ocasiões, Sarney se reuniu em sua residência particular no Lago Sul, em Brasília, para dizer que não se licenciaria do cargo. O presidente do Senado apresentou aos petistas duas possibilidades: continuar no comando do cargo ou renunciar. "O presidente disse que não quer ser um obstáculo ao Senado", afirmou Mercadante, sobre as declarações de Sarney.

PT reafirma posição sobre licenciamento de Sarney e nega pressão de Lula

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir