Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-07-2009

Obama pede ajuda de Lula na questão sobre o Irã
Presidentes se encontraram nessa quinta-feira na Itália. Lula deu uma camisa da seleção de futebol para o americano.
Obama pede ajuda de Lula na questão sobre o Irã
Foto: EFE

O líder dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ajuda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pressionar o Irã a renunciar a um programa nuclear com fins militares, informou a Casa Branca.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, Obama explicou a Lula que os EUA contam com o Brasil, que mantém boas relações comerciais com o Irã, para ajudar a convencer a República Islâmica a renunciar a um programa nuclear com fins militares.

Os dois líderes se reuniram nesta quinta-feira (9) por 30 minutos, à margem da Cúpula do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia) que acontece na cidade italiana de L'Aquila, em um encontro no qual abordaram a situação no Irã, o golpe de Estado em Honduras, a crise econômica, a energia e a mudança climática.

Veja fotos do G-8

Gibbs acrescentou que Obama disse a Lula que essas boas relações concedem ao Brasil uma oportunidade única para reiterar a posição do G8 acerca do Irã.

Na noite passada, os países do G8 (EUA, Canadá, Japão, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Rússia) emitiram uma declaração na qual afirmam que "reconhecemos que o Irã tem o direito de contar com um programa civil nuclear, mas com a responsabilidade de dar uma confiança baseada em que o objetivo de suas atividades nucleares será sempre pacífico".

O Irã já afirmou que seu programa nuclear tem como objetivo a utilização para fins pacíficos de energia.

Em sua reunião, Obama também expressou a Lula seu agradecimento pela coordenação do Brasil e de outros países no continente para buscar uma solução diplomática em Honduras, de modo que o deposto presidente Manuel Zelaya volte ao poder.

Sobre a mudança climática, os dois países decidiram manter a cooperação para buscar um maior consenso entre os países diante da reunião sobre o tema em Copenhague, em dezembro.

O G8 aprovou na quinta-feira uma declaração na qual se comprometia a reduzir em 80% suas emissões de gases poluentes até 2050, e propunha uma redução de 50% para os países em vias de desenvolvimento.

Os principais países emergentes, como Índia e China - dois dos principais poluentes -, são contra essa redução, que não estará no debate que Obama presidirá hoje no Fórum das Maiores Economias (MEF, em inglês) sobre mudança climática.

As negociações se concentrarão em conseguir que os países emergentes aprovem a meta de limitar o aumento da temperatura terrestre a uma média de dois graus Celsius, algo que o G8 também aprovou em seu documento da quarta-feira.

Lula e Obama abordaram também a crise econômica e repassaram os passos que podem ser dados para ajudar os mercados emergentes, assim como a importância da regulação financeira.

O encontro entre Obama e Lula ocorreu antes que o G8 começasse uma reunião com as cinco maiores economias emergentes - Brasil, México, China, Índia e África do Sul - e o Egito.

No encontro entre os dois líderes, houve também um momento de descontração, quando Lula presenteou Obama com uma camisa da seleção brasileira autografada pelos jogadores.

Posteriormente, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que Obama brincou com Lula sobre a final da Copa das Confederações da África do Sul, na qual o Brasil acabou vencendo os Estados Unidos na final por 3 a 2, após virar o placar de 2 a 0 para os americanos.

Os Estados Unidos "nunca voltarão a ceder uma vantagem de dois gols", disse o presidente americano, em meio a risos de Lula, segundo Gibbs.

O presidente americano tinha planejado originalmente se reunir com o líder chinês, Hu Jintao, mas este voltou na quarta-feira à China diante das manifestações da minoria uigur na província de Xinjiang, reprimidas com violência e nas quais já morreram mais de 156 pessoas, segundo as autoridades em Pequim.

Gibbs disse que a reunião aconteceu por iniciativa de Obama, que, desde sua chegada à Casa Branca, também falou por telefone com o líder brasileiro cerca de seis vezes e já tinha se reunido com Lula na sede da Presidência americana em março.

Obama pede ajuda de Lula na questão sobre o Irã

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir