Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-07-2009

China proíbe abertura de mesquitas e impõe toque de recolher
Medida foi anunciada após alguns templos desafiarem ordem de Pequim para cancelar orações sagradas de 6ª
China proíbe abertura de mesquitas e impõe toque de recolher
Foto: Reuters

PEQUIM - A China impôs um novo toque de recolher na cidade de Urumqi, na província de Xinjiang, depois que várias mesquitas desafiaram o governo e abriram nesta sexta-feira, 10, dia de orações do islamismo. Autoridades ordenaram o fechamento de grande parte das mesquitas da cidade devido ao temor de novas tensões étnicas, que já causaram a morte de pelo menos 156 pessoas cidade. Apesar disso, a polícia antidistúrbios reprimiu um pequeno protesto de uigures, chineses de origem muçulmana, prendendo várias pessoas.

O toque de recolher imposto em Urumqi no início da semana tinha sido suspenso depois que as autoridades afirmaram ter o controle da cidade. Na mesquita Branca, um dos lugares mais populares da comunidade uigur para rezar, uma multidão discutiu com os guardas, exigindo a entrada no recinto. Armados, os policiais fecharam o local e usaram veículos para impedir o acesso. Um agente de polícia que vigiava o templo afirmou que a entrada foi permitida por conta do número de pessoas que se dirigiram ao local. "Não queríamos um novo incidente", afirmou o oficial sob anonimato.

Dezenas de milhares de uigures eram esperados para as rezas desta sexta-feira, mas as autoridades colocaram avisos nas mesquitas, instruindo as pessoas a permanecerem em casa. Responsáveis por assuntos religiosos da região de Xinjiang recomendaram aos crentes que cumpram o "salah" ou reza (um dos cinco pilares do Islã) em seus lares, algo que disseram ser habitual em tempos de pragas ou distúrbios sociais. Fontes afirmaram que a decisão foi uma medida de segurança pública. Desde domingo, a cidade vem sendo palco de violência entre membros das comunidades han (chineses) e uigur (muçulmanos), com pelo menos 156 mortos e mais de mil feridos.

Segundo a BBC, o clima na cidade é tenso, com milhares de soldados e policiais patrulhando bairros uigures e outros pontos do centro. As autoridades prometeram usar "punições severas" a quem se envolver em episódios de violência. Acredita-se que mais de 1,4 mil pessoas estejam detidas. Há informações de que milhares de pessoas - tanto hans como uigures - teriam começado a sair da cidade.

Na quinta-feira, o governo chinês afirmou ter provas de que a violência em Urumqi foi iniciada por pessoas envolvidas com a rede Al-Qaeda e com outros grupos militantes. Apesar das declarações, o porta-voz do Ministério do Exterior, Qin Gang, não apresentou provas que supostamente confirmariam as acusações. Segundo Gang, o governo espera que a comunidade internacional ajude a China a manter a estabilidade social no país.

A província de Xinjiang, onde se concentra a minoria uigur, tem sido palco de tensões há muitos anos, com a chegada cada vez maior de migrantes Han. Muitos uigures vinham expressando sua insatisfação com a discriminação e com as poucas oportunidades de participar do crescimento econômico chinês.

China proíbe abertura de mesquitas e impõe toque de recolher

Fonte: Estadão
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir