Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-07-2009

Líder do PSDB denuncia diretor da Fundação José Sarney à PGR
Gurgel vai analisar os fatos para decidir se pede investigação. Arthur Virgílio também acionou Sarney no Conselho de Ética da Casa.
Líder do PSDB denuncia diretor da Fundação José Sarney à PGR
Foto: José Cruz/Agência Senado

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), protocolou nesta sexta-feira (10) representação na Procuradoria-Geral da República na qual pede que o procurador-geral, Roberto Gurgel, investigue o diretor da Fundação José Sarney, Raimundo Nonato Quintiliano Pereira Filho, pela suposta responsabilidade sobre as denúncias de desvio de recursos de um convênio de R$ 1,3 milhão da Petrobras com a entidade.

Já o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), criador e presidente de honra da entidade, não é citado na representação. "Os advogados acharam melhor não citar o presidente por uma questão jurídica. Mas se restar comprovada a participação de Sarney, ele será incluído, porque nós pedimos que o procurador-geral apure a materialidade e a autoria de todos os envolvidos em irregularidades", explica Virgílio.

Materializada em cinco páginas, a representação reproduz reportagem publicada nesta quinta-feira (9) pelo jornal "O Estado de S. Paulo", segundo a qual a Fundação José Sarney, criada pelo presidente do Senado para manter um museu com o acervo do período em que foi presidente da República, teria desviado para empresas fantasmas e outras da família do próprio parlamentar dinheiro da Petrobras, repassado em forma de patrocínio, para um projeto cultural que nunca teria saido do papel.

O senador também transcreve reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo de 9 de julho, segundo a qual a entidade ligada a Sarney teria utilizado a verba do convênio com a Petrobras para custear uma festa julina idealizada pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney, que é filha do presidente do Senado.

Virgílio estrutura a representação no artigo 312 do Códio Penal Brasileiro que trata dos crimes de peculato. O líder tucano também pede que o procurador-geral apure a possível formação de quadrilha, presente no artigo 288 do mesmo Código Penal.

Gurgel deve analisar os fatos para verificar a possibilidade de pedir a abertura de inquérito à Polícia Federal, o que não tem data para ocorrer.

Por telefone, o G1 tentou localizar Raimundo Nonato na Fundação José Sarney em São Luís (MA). Um funcionário da entidade afirmou que o diretor poderia ser localizado no gabinete do senador Lobão Filho (PMDB-MA), onde ele trabalha como assessor. No gabinete do senador, a assessoria não forneceu o telefone de Raimundo Nonato, mas se comprometeu a localizar o assessor para comentar a atitude de Virgílio. O G1 aguarda o retorno do servidor.

O G1 procurou o presidente do Senado. Por meio de sua assessoria, ele informou que não iria comentar a medida adotada pelo líder do PSDB.
Conselho de Ética

A mesma representação apresentada à Procuradoria-Geral da República também foi protocolada pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), no Conselho de Ética do Senado. No documento, Virgílio substitui o nome do diretor da Fundação José Sarney pelo do próprio presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Virgílio pede que o conselho instaure processo disciplinar por quebra de decoro contra Sarney.

A denúncia se junta outras duas representações já protocoladas no conselho pelo próprio Virgílio e pela bancada do PSOL no Congresso. Ainda não há data prevista para que o Conselho de Ética analise as representações.

Líder do PSDB denuncia diretor da Fundação José Sarney à PGR

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir