Categoria Economia  Noticia Atualizada em 10-07-2009

Petrobras reconhece que poço não tem indícios de petróleo
Ocorrência de poço seco foi informada na quarta-feira pela Exxon. Resultado ‘não torna conclusiva comercialidade do bloco’, diz estatal.
Petrobras reconhece que poço não tem indícios de petróleo
Foto: http://www.sidneyrezende.com

A Petrobras reconheceu nesta sexta-feira (10), por meio de nota, que não foram encontrados indícios de óleo no segundo poço perfurado na área do BM-S-22, na área do pré-sal na Bacia de Santos.

Na quarta-feira, a Hess e a Exxon Mobil, que fazem parte do consórcio que explora a área, informaram ter concluído os trabalhos no poço, não tendo encontrado petróleo. As duas possuem 40% cada de participação no bloco, com a Petrobras ficando com os 20% restantes. Anteriormente, no entanto, a Exxon já havia encontrado petróleo no mesmo bloco, no poço chamado Azulão, considerado bastante promissor, à época, por analistas.

Segundo a Petrobras, a Exxon, operadora do poço, informou à Agência Nacional de Petróleo (ANP) a conclusão da perfuração do poço. "Porém, como não foi detectado indícios de óleo, não se torna necessário o envio de nenhuma comunicação adicional à ANP, conforme determina a legislação vigente e nem ao mercado. Além disso, a Companhia vem informando ao mercado de forma recorrente a impossibilidade de se pronunciar sobre os blocos operados por outras empresas", diz a Petrobras em nota.

No comunicado, a estatal também aponta que o resultado de um poço seco "não torna conclusiva a comercialidade do bloco".

"É entendimento da Petrobras de que são improváveis as ocorrências de poços secos, fora dos padrões normais da indústria de petróleo, nessa área do pré-sal da Bacia de Santos, devido ao conhecimento dos modelos geológicos, da quantidade de dados sísmicos e do número de poços já perfurados com sucesso", aponta a empresa.

Petrobras reconhece que poço não tem indícios de petróleo

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir