Categoria Economia  Noticia Atualizada em 10-07-2009

Nova GM sai da concordata com apoio estatal
Sede mundial da GM, em Detroit
Nova GM sai da concordata com apoio estatal
Foto: AFP

DETROIT, EUA (AFP) � Uma nova montadora General Motors (GM) saiu da concordata nesta sexta-feira em fun��o de um plano de apoio estatal para recuperar suas finan�as.

O fabricante americano transferiu seus principais ativos para uma nova empresa que conta com a participa��o dos Estados Unidos e do Canad�.

Sob o novo plano, os Estados Unidos ser�o donos de 61% da nova montadora, enquanto que o Canad�, um sindicato de oper�rios de f�bricas de autom�veis e acionistas deter�o o resto.
A GM recebeu na v�spera sinal verde para sair formalmente do regime de concordatas uma vez expirado o prazo legal para que os opositores a seu plano de recupera��o apresentassem algum recurso de apela��o.

O tribunal nova-iorquino de concordatas aprovou no domingo passado o conte�do central do plano de recupera��o do primeiro fabricante de autom�veis do pa�s: a venda de seus ativos a uma nova GM, que ficaria majoritariamente nas m�os do Estado.

Livre dos fatores que provocaram seus maiores preju�zos, como f�bricas n�o rent�veis e presta��es sociais que desequilibram seu balan�o cont�bil, o grupo precisar� agora p�r � prova sua viabilidade em um mercado que continua em crise.

A GM, que j� foi a maior empresa do mundo, acumulou 88 bilh�es de d�lares em preju�zos entre 2005 e o primeiro trimestre de 2009. Sua sobreviv�ncia se deve ao aporte de 50 bilh�es de d�lares do governo dos Estados Unidos.

Em sua decis�o, o juiz Gerber indicou ter examinado 850 obje��es ao plano de reestrtura��o, apresentadas por acionistas, credores e aposentados da companhia, mas concluiu que n�o eram v�lidas.

O tribunal tamb�m rejeitou o argumento de que os poderes p�blicos teriam tratado injustamente os credores privados da d�vida da GM, "que foram ajudados - e n�o lesados - pelos esfor�os do Tesuro".

Ao divulgar sua decis�o, o juiz Robert Gerber deu um prazo de quatro dias, que expirou na quinta-feira, para que os opositores ao chamado "plano GM" apresentassem eventuais recursos. Sem isso, a venda pode ser realizada depois da expira��o do prazo.

Dessa forma, 60,8% da nova entidade ser� de propriedade do Estado americano e 11,7% do Estado canadense, em troca de 60 bilh�es de d�lares de fundos p�blicos concedidos desde dezembro. O sindicato do autom�vel UAW teria 17,5% e os credores os 10% restantes em troca da anula��o de 27 bilh�es de d�lares de d�vidas.

Com a aplica��o do plano de sa�da da crise, a GM ter� muito menos f�bricas, empregados, marcas de autom�veis e concession�rias, mas tamb�m se livrar� da maior parte de sua d�vida.

Nova GM sai da concordata com apoio estatal.

Sede mundial da GM, em Detroit.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir