Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 10-07-2009

São Paulo registra primeiro óbito por nova gripe
Secretaria de Estado da Saúde confirma morte de menina de 11 anos.
São Paulo registra primeiro óbito por nova gripe
Foto: G1

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (10) a morte de uma menina de 11 anos de Osasco (SP) por causa da nova gripe.

Foi a primeira morte causada pela nova gripe em São Paulo e a segunda no país. A primeira morte confirmada no Brasil ocorreu no mês passado no Rio Grande do Sul.

Segundo a Secretaria de Saúde, a menina faleceu no dia 30 de junho. Ela chegou ao hospital no dia 28 de junho com dor abdominal, vômito e febre. No dia seguinte, apresentou febre de 39 graus.

De acordo com o secretário Luiz Roberto Barradas Barata, a causa oficial da morte é septicemia (infecção generalizada), causada pela bactéria pneumococo. Essa é a bactéria causadora da pneumonia.

Barata explicou que o caso da menina foi descoberto depois que o irmão apresentou sintomas durante o velório dela, levantando suspeitas da família. Ele foi levado para o hospital Emílio Ribas, onde foi constatada a contaminação.

A infecção pela nova gripe também foi confirmada nos pais e no irmão da menina. O garoto e a mãe passam bem e já tiveram alta. O menino está em casa, em isolamento domiciliar.

O pai da garota permanece internado no Hospital Emílio Ribas. Ele está com um leve desconforto respiratório por ser hipertenso, mas passa bem.

Outra garota que manteve contato com a família também contraiu a nova gripe. Porém, ela passa bem.

O estado de São Paulo tem 457 casos confirmados. Do número total, cinco pacientes permanecem internados, dois deles em UTI.
Exceção

De acordo com o secretário, ninguém da família relata que viajou para o exterior ou teve contato com pessoas que saíram do país.

"Caso foi uma exceção excepcionalíssima, em que os pais não devem ficar preocupados. A Secretaria está monitorando qualquer caso de morte que envolva problemas respiratórios para saber se é caso de nova gripe", disse Barata.

O secretário ressalta que foi feito tudo para evitar a morte da menina, que considera uma fatalidade. Existe a hipótese de que uma antavirose na infância tenha enfraquecido o sistema imunológico da menina, mas os especialistas aguardam o resultado dos exames das vísceras para determinar o que contribuiu para a morte dela.

São Paulo registra primeiro óbito por nova gripe
Secretaria de Estado da Saúde confirma morte de menina de 11 anos.
Família diz que não teve contato com pessoas que viajaram ao exterior.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir