Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-07-2009

Em Gana, Obama defende relevância global da África
'O que acontece aqui tem impacto em todos os lugares', disse. Para ele, é ´reciso lembrar que África faz parte das relações globais.
Em Gana, Obama defende relevância global da África
Foto: AP

Em sua primeira visita a Gana, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama se encontrou com presidente ganês, John Evans Atta Mills, e defendeu que o país e o continente têm relevância global. "O que acontece aqui tem impacto em todos os lugares", disse o norte-americano, neste sábado (11). Segundo ele, sua visita quer mostrar que a África não esta separada dos assuntos globais.

Obama chegou na sexta-feira (10) à noite ao aeroporto internacional de Kotoka, na capital de Gana, para iniciar sua primeira visita a um país da África Subsaariana. Obama, que chegou acompanhado da mulher, Michelle, foi recebido pelo presidente local e por uma delegação composta por 50 pessoas, foi recebido pelo , e por oficiais do governo ao ritmo de danças e tambores africanos.

Na viagem a Gana, encarada como uma recompensa pelos grandes avanços para a estabilização da democracia que foram feitos no país nos últimos anos, Obama se reuniu com Mills e faz uma breve visita a um hospital da capital. Mais tarde, o presidente americano irá a Cape Coast, 160 quilômetros a oeste de Acra, onde poderá ver um dos fortes do litoral do país utilizados durante na época colonial para o tráfico de escravos.

Embora estivesse previsto que Obama faria um discurso ao ar livre diante de milhares de ganeses, o mau tempo forçou os organizadores a cancelar o evento.

Obama é o terceiro presidente americano consecutivo que visita Gana, após Bill Clinton em 1998 e George Bush em 2008.

Em Gana, Obama defende relevância global da África

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir