Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 11-07-2009

Confrontos na China já mataram 184 pessoas
Os confrontos étnicos que acontecem na China desde o início da semana já deixaram 186 pessoas mortas
Confrontos na China já mataram 184 pessoas
Foto: www.sidneyrezende.com

Os confrontos étnicos que acontecem na China desde o início da semana já deixaram 186 pessoas mortas. Após suspenso o toque de recolher, no início da semana, o país voltou a impôr o fechamento de grande parte das mesquitas da cidade de Urumqi, nesta sexta-feira. Dezenas de milhares de uigures eram esperados para as rezas do dia, mas as autoridades colocaram avisos nas mesquitas, instruindo as pessoas a permanecerem em casa. Até agora, 186 pessoas morreram nos confrontos.

Agências de notícias informam que entre os mortos há 138 da etnia dominante han (111 homens e 26 mulheres), 45 da etnia minoritária muçulmana uigur (45 homens e uma mulher) e um homem da etnia hui.

O governo culpou exilados uigures que desejam a independência de sua região pelos conflitos de domingo. A principal acusada é Rebiya Kadeer, uma empresária e ativista que vive exilada nos Estados Unidos. As autoridades prometeram usar punições severas a quem se envolver em episódios de violência. Estima-se que mais de mil pessoas estejam detidas.

Confrontos na China já mataram 184 pessoas de três etnias diferentes

Os confrontos étnicos que acontecem na China desde o início da semana já deixaram 186 pessoas mortas

Fonte: www.sidneyrezende.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir