Categoria Economia  Noticia Atualizada em 11-07-2009

Emprego na indústria cai pelo oitavo mês consecutivo
O emprego na indústria brasileira registrou no mês de maio o oitavo resultado negativo consecutivo
Emprego na indústria cai pelo oitavo mês consecutivo
Foto: www.sidneyrezende.com

O emprego na indústria brasileira registrou no mês de maio o oitavo resultado negativo consecutivo. Houve uma queda de 0,5% em relação ao período de abril. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em relação com o mês de maio de 2008, a queda chegou a 6,0%, sendo o pior resultado desde 2001.

O mau resultado atingiu quase todos os setores da indústria brasileira. Os principais destaques negativos vieram do vestuário (-10,0%), produtos de metal (-11,3%), meios de transporte (-9,6%) e máquinas e equipamentos (-9,1%).

"Em síntese, ao longo de 2009 o emprego industrial mantém sinal negativo na comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, porém sinaliza redução no ritmo de queda frente aos meses anteriores. Nas comparações com períodos mais longos, as taxas também são negativas, atingindo, em maio, recordes históricos para os principais indicadores: (- 6,0%) frente a maio de 2008, (- 4,7%) no acumulado para os primeiros cinco meses do ano (-6,0%) e (- 1,1%) no acumulado nos últimos doze meses", diz o IBGE em nota.

Outra queda foi em relação ao número de horas pagas pela indústria brasileira. Houve uma retração de 1,1% na comparação com abril. Este foi o oitavo recuo consecutivo, acumulando perda de 8,1% desde agosto do ano passado. No entanto, a folha de pagamento voltou a crescer em maio, com uma alta de 1,9% em comparação com abril.

Emprego na indústria cai pelo oitavo mês consecutivo.

O emprego na indústria brasileira registrou no mês de maio o oitavo resultado negativo consecutivo.

Fonte: www.sidneyrezende.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir