Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-07-2009

EUA cada vez menos presentes entre as 500 maiores empresas d
O n�mero de empresas americanas na lista anual das 500 maiores companhias do mundo elaborada pela revista Fortune e divulgada nesta quinta, � a mais baixa de sua hist�ria, enquanto que as chineses t�m uma presen�a sem precedentes.
EUA cada vez menos presentes entre as 500 maiores empresas d
Foto: AFP

WASHINGTON, EUA (AFP) - Apesar de os Estados Unidos conservarem quatro dos dez primeiros lugares, contra cinco no ano passado, o n�mero de empresas presentes na lista caiu de 153 a 140, seu n�vel mais baixo desde 1995, data em que a revista come�ou a publicar a rela��o.

Sinal revelador dos efeitos da crise financeira sobre sua economia, os Estados Unidos perderam pela primeira vez a lideran�a da lista: o gigante do petr�lero anglo-holand�s Royal Dutch Shell conseguiu ficar em primeiro, � frente de seu concorrente americnao, a Exxon Mobil.

A Royal Dutch Shell faturou 15,5 bilh�es de d�lares a mais que a Exxon Mobil.
O grupo de distribui��o americano Wal-Mart, que um ano antes ficou em primeiro lugar, se encontra relegado � terceira posi��o.

Al�m disso, grupos americanos afetados pela queda dos mercados financeiros como a seguradora AIG, o banco Lehman Brothers ou o banco de hipotecas Freddie Mac desapareceram da classifica��o, enquanto que a montadora em concordata General Motors registra uma das piores quedas da rela��o.

A China, cujas empresas s�o cada vez mais poderosas, aparece pela primeira vez na lista das dez primeiras, com o grupo petroleiro Sinopec em nono lugar.
No total, 37 empresas chinesas, uma cifra sem antecedentes, est� presente na classifica��o. Delas, nove entraram pela primeira vez.

EUA cada vez menos presentes entre as 500 maiores empresas da Fortune

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir