Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 11-07-2009

Webber garante a pole com Rubens Barrcihello em segundo
Webber crava sua primeira pole em sete anos de F�rmula 1
Webber garante a pole com Rubens Barrcihello em segundo
Foto: www.abril.com.br

Em um treino marcado pelas surpresas do clima, quem se deu melhor foi Mark Webber. Companheiro de Red Bull de Sebastian Vettel, o piloto australiano assegurou a pole do GP da Alemanha ao marcar 1min32s230 neste s�bado (11).

� a primeira vez em sete anos de F�rmula 1 Webber consegue a posi��o de honra do grid. De quebra, ele ainda superou o jovem alem�o, apontado como a maior promessa da F�rmula 1. Por�m, para conquistar sua primeira vit�ria na temporada, Mark ter� que superar todo o �mpeto de Rubens Barrichello.

Tamb�m de olho em seu primeiro �xito em 2009, Rubinho fez um excelente treino e assegurou o segundo lugar no grid - o final do treino deste s�bado foi emocionante, com o brasileiro, o piloto da Oceania, Jenson Button e Lewis Hamilton se alternando na pole.

L�der do Mundial, Button ter� que se conformar em sair em terceiro, logo � frente de Vettel, que, por sua vez, ser� seguido por Lewis Hamilton. Al�m da boa performance do campe�o do mundo, a McLaren deu sinais de recupera��o no campeonato ao colocar Heikki Kovalainen em sexto. Piloto da Force India, Adrian Sutil surpreendeu ao aparecer em s�timo.

Quem tamb�m se destacou foi Nelsinho Piquet, que finalmente chegou ao top 10 de um treino classificat�rio neste ano. Ele, que se aproveitou de um clima "chove-seca" na segunda parte do qualifying ser� o d�cimo, duas posi��es � frente de Fernando Alonso.

J� Felipe Massa teve um desempenho discreto e larga em oitavo, imediatamente � frente de Kimi Raikkonen. O GP da Alemanha ser� disputado a partir das 9 horas (hor�rio de Bras�lia) deste domingo, no aut�dromo de Nurburgring.

O treino
Foi debaixo de nuvens negras, mas ainda com asfalto seco que os pilotos iniciaram a briga pelas melhores posi��es no grid de largada. O destaque nesta fase foram os carros da Red Bull, que mesmo com pneus duros fizeram excelentes tempos de volta.

Mark Webber foi o mais r�pido do Q1, seguido por Fernando Alonso, que teve sua melhor tentativa atrapalhada por Timo Glock, eliminado junto com Robert Kubica, Sebastien Buemi, Giancarlo Fisichella e S�bastien Bourdais.

A chuva come�ou a aparecer em Nurburgring no final da primeira parte do treino classificat�rio. E as primeiras v�timas do asfalto molhado foram Kazuki Nakajima e Felipe Massa, que acabarando parando fora da pista ap�s rodarem.

O alerta serviu para todos os outros pilotos, que foram aos boxes colocar pneus intermedi�rios. Ainda assim, Heikki Kovalainen n�o conseguiu segurar a sua McLaren e tamb�m derrapou, por pouco n�o provocando um acidente.

Quando a indefini��o tomava conta da cabe�a de todos, Rubinho Barrichello surpreendeu e, depois de abortar duas voltas, percebeu que a pista estava secando. Colocou pneus slicks e baixou o tempo do ent�o l�der Webber em mais de quatro segundos.

Houve ent�o uma verdadeira correria para repetir a atitude do brasileiro. Nelsinho Piquet foi competente nesta hora: fez a troca rapidamente, assegurou o segundo tempo na fase e, pela primeira vez na temporada 2009, passou � Super Pole.

Melhor ainda para o brasileiro foi o fato de Alonso n�o ter conseguido o mesmo, tendo que se conformar com a 12 posi��o no grid. Acompanharam o piloto da Renault Nick Heidfeld, Kazuki Nakajima, Jarno Trulli e Nico Rosberg.

Por sua vez, Felipe Massa e Kimi Raikkonen deram muita sorte: em mais um erro de estrat�gia, a Ferrari demorou para escolher os compostos certos e o brasileiro e o finland�s passaram � etapa final do treino respectivamente em nono e d�cimo lugar.

Imagens de TV, inclusive, mostraram Massa dando uma bronca nos engenheiros porque ia sair para tentar uma volta r�pida com pneus errados. J� com pista seca, ele garantiu a oitava posi��o no Q3.

L� na frente, Barrichello, Button, Hamilton e Webber disputaram ferozmente a pole. E o australiano acabou se dando melhor, com uma diferen�a de menos de 0s2 sobre Rubinho, que promete homenagear Michael Jackson dan�ando o "Moonwalk" se chegar ao p�dio neste domingo.

Confira o grid de largada para o GP da Alemanha de F�rmula 1:

1 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min32s230

2 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min32s357

3 - Jenson Button (ING/Brawn GP) - 1min32s473

4 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min32s480

5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min32s616

6 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min33s859

7 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min34s316

8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min34s574

9 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min34s710

10 - Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - 1min34s803

11 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1min42s310

12 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min42s318

13 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min42s500

14 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min42s771

15 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min42s859

16 - Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 1min32s190

17 - S�bastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min32s251

18 - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - 1min32s402

19 - Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min32s423

20 - S�bastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - 1min33s559

Webber garante a pole com Rubens Barrcihello em segundo
Red Bull e Brawn conquistam nova dobradinha no grid de largada com Jenson Button em terceiro e Sebastian Vettel em quarto

Fonte: www.abril.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir