Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-07-2009

Crise em Honduras entra na terceira semana com fim do toque de recolher
Simpatizantes de Zelaya em Tegucigalpa
Crise em Honduras entra na terceira semana com fim do toque de recolher
Foto: AFP

TEGUCIGALPA (AFP) � O governo de fato de Honduras suspendeu neste domingo o toque de recolher, ao mesmo tempo em que simpatizantes do presidente destitu�do, Manuel Zelaya, retomaram os protestos nas ruas, no dia em que o conflito completa duas semanas.

"Em virtude dos objetivos desta disposi��o terem sido alcan�ados, o governo informa que a partir deste domingo, 12 de julho, se suspende em todo o territ�rio nacional o toque de recolher", afirmou um comunicado oficial lido em cadeia nacional de r�dio e televis�o.

No momento em que aumenta a press�o internacional para uma solu��o ao conflito, Zelaya est� em Washington em busca de apoio para retornar � presid�ncia.

O presidente destitu�do em 28 de junho se reuniu no s�bado com o secret�rio-geral da Organiza��o dos Estados Americanos (OEA), Jos� Miguel Insulza, e o emiss�rio para a Am�rica Latina do Departamento de Estado americano, Thomas Shannon.

"O presidente Zelaya quer retornar a seu pa�s e est� buscando a maneira de alcan�ar um consenso para faz�-lo", declarou Rodolfo Pastor, encarregado de neg�cios da delega��o diplom�tica.

Em Tegucigalpa, milhares de pessoas programaram manifesta��es para este domingo, ao mesmo tempo que prosseguem os bloqueios tempor�rios das estradas, anunciou Luis Sosa, dirigente do Bloco Popular, contr�rio ao golpe de Estado.

"Vamos continuar com as manifesta��es, nosso compromisso � mant�-las de forma permanente at� que se restitua o leito democr�tico", disse.

Washington estimulou a media��o do presidente da Costa Rica e Pr�mio Nobel da Paz, Oscar Arias, que conseguiu convocar a San Jos� a delegados das duas partes partes, em um primeiro encontro que foi conclu�do na sexta-feira sem nenhum compromisso concreto, exceto o do prosseguimento das reuni�es.

Neste domingo, Arias anunciou que o di�logo entre delegados do presidente destitu�do e do governo de fato, comandado por Roberto Micheletti, devem ser retomados em oito dias em San Jos�.

Ao mesmo tempo, as atividades parecem retornar a uma relativa normalidade na capital hondurenha, que completou duas semanas de toque de recolher cont�nuo, com a reabertura de lojas e fam�lias nas ruas e parques.

Mas a press�o internacional cresce para o restabelecimento da ordem constitucional.

Os 106 pa�ses da Comunidade de Democracias defenderam o retorno imediato da ordem constitucional em Honduras, anunciou em Lisboa o chefe da diplomacia espanhola, Miguel Angel Moratinos, ap�s uma reuni�o da organiza��o.

O Papa Bento XVI afirmou que acompanha com preocupa��o a situa��o em Honduras, ao mesmo tempo que convidou os hondurenhos ao di�logo e reconcilia��o.

"Sigo nos �ltimos dias com uma viva preocupa��o os acontecimentos em Honduras. Gostaria de convid�-los hoje a rezar para que os dirigentes deste pa�s e sua popula��o tomem o caminho do di�logo, da compreens�o rec�proca e da reconcilia��o", declarou o Papa ap�s a ben��o do Angelus na pra�a de S�o Pedro, em Roma.

A Igreja Cat�lica hondurenha respalda a destitui��o de Zelaya e se alinhou � vers�o dos dirigentes que tomaram o poder, de que o que aconteceu em Honduras n�o foi um golpe de Estado e sim uma sucess�o de acordo com a Constitui��o.

Em mais uma pol�mica envolvendo a Venezuela, depois que o presidente Hugo Ch�vez afirmou que a �nica solu��o que aceita � o retorno de Zelaya ao poder, jornalistas do canal Telesur e da emissora de TV p�blica venezuelana denunciaram ter sido detidos durante a madrugada deste domingo e que receberam a ordem de abandonar Honduras, depois que a pol�cia invadiu o hotel onde instalaram sua base de transmiss�o.

No entanto, fontes do governo de Roberto Micheletti negaram a pris�o e afirmaram que tudo n�o passou de uma investiga��o sobre migra��o.

Crise em Honduras entra na terceira semana com fim do toque de recolher.

Simpatizantes de Zelaya em Tegucigalpa.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir