Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-07-2009

Vice de Bush ordenou que CIA ocultasse plano do Congresso
Medida viola lei que exige da ag�ncia presta��o de contas sobre suas a��es ao Legislativo
Vice de Bush ordenou que CIA ocultasse plano do Congresso
Foto: http://www.abola.pt

CIA escondeu do Congresso americano a exist�ncia de um programa secreto antiterrorismo durante oito anos, por ordem do ex-vice-presidente Dick Cheney. O atual diretor da CIA, Leon Panetta, informou as comiss�es de Intelig�ncia da C�mara e do Senado que Cheney ordenou, pessoalmente, que todos os dados sobre o programa - ainda n�o revelados (mais informa��es nesta p�gina) - fosse ocultada do Congresso. Panetta acabou com o programa assim que soube de sua exist�ncia, no dia 23, de acordo com o jornal The New York Times.

Ontem, senadores democratas pediram a abertura de uma investiga��o sobre as a��es de Cheney. Segundo a senadora democrata Diane Feinstein, o ex-vice n�o pode ficar acima da lei. Outro que protestou foi o senador democrata Dick Durbin. "O Poder Executivo n�o pode criar programas como esse e deixar o Congresso no escuro", disse Durbin em entrevista ao canal de TV ABC. "Isso precisa ser feito de forma apropriada para que n�o ameace a seguran�a nacional, mas tamb�m n�o � poss�vel ter um enorme programa ocultado do Congresso, isso pode ser ilegal."

O caso volta a p�r em evid�ncia a pr�tica do governo de George W. Bush de manter sigilo sobre v�rios de seus programas - e, principalmente, a acusa��o de que Cheney tocava um governo paralelo, sem prestar contas ao Congresso.

Al�m disso, o programa reacende a discuss�o sobre quanto os legisladores sabiam a respeito dos programas secretos da CIA. Em maio, a presidente da C�mara, a democrata Nancy Pelosi, afirmou nunca ter sido informada pela CIA sobre o uso de simula��o de afogamento durante interrogat�rios de suspeitos de terrorismo. A CIA afirma que Pelosi foi, sim, informada sobre a pr�tica, considerada similar � de tortura.

A lei americana exige que as comiss�es de Intelig�ncia sejam informadas de "todas as atividades de intelig�ncia dos EUA". Mas a Lei de Seguran�a Nacional deixa um pouco de espa�o de manobra no que se refere ao conte�do dos briefings para legisladores - "devem ser feitos na medida que n�o revelem informa��es sigilosas de fontes, m�todos ou outros t�picos extremamente sens�veis."

Em casos de "a��es secretas", na qual a participa��o dos EUA � ocultada, os briefings podem se limitar � chamada "Gangue dos Oito" - os l�deres democratas e republicanos da C�mara e Senado e de suas comiss�es de Intelig�ncia.

"Quando uma unidade da CIA revelou a exist�ncia do programa para o diretor Panetta, o fez com a recomenda��o de que ele compartilhasse a informa��o com o Congresso. Ele concordou e fez isso rapidamente", disse um porta-voz da CIA, Paul Gimigliano. Nos meses tensos logo ap�s os atentados do 11 de Setembro, quando integrantes do governo Bush acreditavam que um novo ataque da Al-Qaeda podia ocorrer a qualquer momento, os agentes de intelig�ncia criaram programas radicais contra o terrorismo - e foi nesse ambiente que o programa secreto foi adotado e ocultado do Congresso.

As comiss�es de intelig�ncia do Congresso foram criados nos anos 70, para evitar abusos cometidos pela CIA, como as a��es clandestinas para derrubar governos na Am�rica Latina e tentativas de assassinato.

Alguns legisladores democratas acusam o governo Bush de ter limitado de forma ilegal o acesso das comiss�es legislativas �s informa��es e querem mudar a Lei de Seguran�a Nacional. O presidente Barack Obama, no entanto, amea�a vetar qualquer lei desse tipo, porque a legisla��o poderia ir longe demais, amea�ando o trabalho das ag�ncias de intelig�ncia.

Vice de Bush ordenou que CIA ocultasse plano do Congresso

Fonte: Estad�o
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir