Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-07-2009

Semana no Congresso terá como destaque a instalação da CPI d
Parlamentares também votarão a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Crise continua dominando o noticiário do Senado.
Semana no Congresso terá como destaque a instalação da CPI d
Foto: http://oglobo.globo.com

A última semana de trabalhos no Congresso antes do recesso parlamentar, previsto para ser iniciado no dia 18, tem como destaque a instalação da CPI da Petrobras, anunciada para terça-feira (14) no Senado. Na reunião marcada para às 15h deverão ser eleitos o presidente e o relator da comissão parlamentar de inquérito.

Depois de um longo período de obstrução, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou na última quinta (9) a disposição da base governista para abrir os trabalhos da CPI. Ele, porém, avisou que o governo não pretende dividir o comando da comissão com a oposição.

"O governo vai ficar com a relatoria e a presidência. Não há negociação com a oposição," disse Jucá, na ocasião. Também na última quinta, o peemedebista afirmou que a instalação da CPI atende a uma "convocação" do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
LDO

Na mesma terça, está prevista a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2010, no plenário da Câmara. O texto que será apreciado pelos deputados foi aprovado pela Comissão Mista de Orçamento na semana passada, com a retirada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do cálculo do superávit primário.

A medida permitirá que governo federal cumpra as ações do programa sem se preocupar em acumular poupança para pagar juros da dívida pública. Outra alteração no projeto é a possibilidade de os parlamentares apresentarem emendas ao orçamento para obras do PAC.
Crise

Embora haja grande expectativa pela abertura da CPI da Petrobras e pela aprovação da LDO – os parlamentares só poderão entrar em recesso após a apreciação do tema –, os debates sobre a crise do Senado devem continuar dominando o noticiário desta semana. Partidos de oposição defendem o afastamento de Sarney do cargo de presidente da Casa. Ele, no entanto, nega a possibilidade.

A crise foi gerada pelas denúncias de atos secretos, irregularidades em nomeações e contratos do Senado. Na última quinta (9), o jornal "O Estado de S. Paulo" publicou reportagem na qual afirma que a Fundação José Sarney desviou para empresas fantasmas e da família do presidente do Senado dinheiro da Petrobras repassado em forma de patrocínio para um projeto cultural que nunca saiu do papel.

Em nota, Sarney transferiu aos administradores da fundação a tarefa de prestar esclarecimentos sobre o caso e disse que "não tem responsabilidade sobre a fundação".

No sábado (11), Sarney se defendeu de acusação de que teria uma conta no exterior em seu nome. Ele disse que vai pedir nesta segunda (13) à Procuradoria-Geral da República que investigue a existência de supostas contas no exterior no nome dele.

Semana no Congresso terá como destaque a instalação da CPI da Petrobras

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir