Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 13-07-2009

Vizinhos de menina que morreu com nova gripe reclamam de fal
Moradores dizem que n�o foram procurados por �rg�os de sa�de. Secretaria da Sa�de nega haver motivo para alarde.
Vizinhos de menina que morreu com nova gripe reclamam de fal
Foto: Paulo Toledo Piza/G1

Moradores da Rua Paulo Soares, em Osasco, na Grande S�o Paulo, est�o confusos e apreensivos por causa da nova gripe. No fim de junho, uma menina de 11 anos que morava numa casa dessa pacata via no Jardim Santo Ant�nio contraiu o v�rus da nova gripe e morreu.

Sem saber o que fazer para lidar com a doen�a, os vizinhos reclamaram de um poss�vel descaso por parte dos �rg�os respons�veis pela sa�de p�blica, que n�o lhes procuraram. "Ningu�m veio falar com a gente", disse o banc�rio Sidney de Oliveira, de 41 anos. "Eu ainda n�o sei o que fazer [para lidar com o v�rus]", desabafou.

Assustado com a doen�a, o vendedor aut�nomo Josias Pereira, 46, tamb�m queixou-se de n�o ter sido orientado a respeito da nova gripe. "A doen�a estava no M�xico e agora chegou aqui na minha rua", disse. "Temos de tocar a vida com preocupa��o."

O pintor Jeso Ant�nio Chagas, 54 anos, afirmou que, por conta da morte de sua vizinha, ir� tomar algumas precau��es. "Mas acho que n�o vou precisar usar m�scara. N�o uso m�scara nem para pintar", declarou. Outra vizinha que se dizia aflita � a dona-de-casa Eliana Rezaghi, 41 anos. "Estou muito assustada. � uma coisa que vem do ar", completou.

Apesar de toda a preocupa��o, a Secretaria Municipal de Sa�de de Osasco garante que n�o h� nenhum motivo para alarde. Em nota, a pasta afirma que "n�o existem casos confirmados, e nem suspeitos, da gripe A no bairro onde a fam�lia mora e tamb�m onde fica localizada a escola frequentada pelas crian�as".

Ainda conforme a secretaria, a orienta��o para vizinhos � a mesma para a popula��o em geral. "Quem apresentar sintomas graves da gripe, principalmente febre alta, que n�o cede sob uso de antit�rmicos, deve procurar qualquer unidade de sa�de, onde receber� toda a orienta��o necess�ria."

A nota termina reiterando que a rede de sa�de municipal est� preparada para atender poss�veis novos casos da doen�a.

Exce��o

O secret�rio estadual de Sa�de de S�o Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, declarou na sexta-feira (10) que considera a morte da menina uma exce��o. O caso � tratado como raro, pois ningu�m da fam�lia relata que viajou para o exterior ou teve contato com pessoas que sa�ram do pa�s.

"O caso foi uma exce��o excepcional�ssima", ponderou. "Os pais n�o devem ficar preocupados. A secretaria est� investigando qualquer morte que envolva problemas respirat�rios para saber se � caso de nova gripe", disse Barradas Barata.

A v�tima procurou atendimento pela primeira vez no dia 28 de junho. Tinha dor abdominal, v�mito e febre. No dia seguinte, voltou ao mesmo servi�o de sa�de com febre de 39 graus, tosse, dores no corpo e v�mito. Depois de medicada, foi liberada. At� que em 30 de junho, deu entrada num hospital privado com infec��o generalizada e foi internada na UTI. Seis horas depois, sofreu uma parada card�aca e n�o resistiu.

O caso da menina, no entanto, s� foi descoberto depois que o irm�o, de 7 anos, apresentou sintomas durante o vel�rio dela, levantando suspeitas da fam�lia. Ele foi levado ao hospital Em�lio Ribas, onde foi constatada a contamina��o.

Mas, para o secret�rio de Sa�de, n�o houve falha no diagn�stico. "Ela n�o preenchia o crit�rio de suspeita por gripe su�na. Tinha febre, mas os sintomas mais importantes da crian�a eram as dores abdominais", argumenta. Segundo Barata, a infec��o que levou � morte pode ter sido agravada por uma defici�ncia no sistema imunol�gico da menina.

A infec��o pela nova gripe tamb�m foi confirmada na m�e, de 40 anos, e no pai, de 57. O garoto e a m�e passam bem, j� tiveram alta e est�o em isolamento domiciliar. O pai permanece internado no Hospital Em�lio Ribas. Hipertenso, est� com um leve desconforto respirat�rio, mas passa bem.

Outro menino que manteve contato com a fam�lia tamb�m contraiu a nova gripe, mas passa bem. A av� e tr�s primos da menina est�o com sintomas do v�rus e aguardam resultado de exames laboratoriais. Osasco registra seis casos confirmados da nova gripe.

Vizinhos de menina que morreu com nova gripe reclamam de falta de informa��es

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir