Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 15-07-2009

SAÚDE EM MARATAÍZES
Acho oportuno colocar a população a par do que vem acontecendo com a saúde
SAÚDE EM MARATAÍZES

Acho oportuno colocar a população a par do que vem acontecendo com a saúde em nosso município. Muitas pessoas criticam Dr.Jander por ele estar repassando mensalmente para o Pronto Socorro do Hospital Santa Helena o valor de sessenta mil reais, enquanto que a Prefeitura de Itapemirim não repassa nem um centavo.

Marataízes estava correndo o risco de ficar sem nenhum médico plantonista no PAM da Barra porque os mesmos estavam atendendo em média cento e oitenta pessoas por plantão, o que é no mínimo desumano . O que vinha acontecendo é que a população da Vila, incluindo o Rosa Meirelles, Campo Acima, Candeus e adjacências, ao invés de ir para o PAM de Itaipava, vinha direto para o PAM da Barra, que fica muito mais perto na hora de uma emergência. E aí falta material e estrutura para atender a tanta gente. Não é possível dar um bom atendimento a esse número exagerado de pessoas. É importante que a população saiba que um grande número de pacientes que são atendidos na rede de saúde de Marataízes provém do município vizinho. E o que fazer para evitar essa situação quando muitos deles possuem carteirinha do SUS com endereço daqui?

O fato do Dr.Jander colocar médicos no hospital de segunda a quinta feira foi para ajudar a atender a demanda de Itapemirim e desafogar o PAM da Barra. Na minha modesta opinião, essa foi uma atitude correta, responsável, que demonstra vontade de resolver uma situação séria mas que, infelizmente, é unilateral. O PAM da Barra está sem médico de plantão na sexta feira e o Hospital tem plantão de segunda a quinta. Portanto, na sexta, a população está sem assistência médica. E um dos maiores obstáculos na hora de se contratar um plantonista para o PAM da Barra ou mesmo para o Hospital é o grande número de atendimentos.

Outro aspecto que necessita ser divulgado é o serviço do Programa de Saúde da Família em Marataízes. Muitas pessoas desconhecem o programa, que funciona de segunda a sexta, por oito horas. Resta saber se este programa está de fato cumprindo com o seu papel, com os médicos atendendo de forma correta, para que os cidadãos não necessitem procurar o PAM da Barra.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Cristiano Fricks    |      Imprimir