Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-07-2009

Antonio Carlos Valadares deixa o Conselho de Ética do Senado
Senador era cotado pelo grupo contrário a Sarney para presidir o grupo. Valadares saiu para possibilitar uma ‘decisão consensual’.
Antonio Carlos Valadares deixa o Conselho de Ética do Senado
Foto: José Cruz/Agência Senado

ndicado pelo PT do Senado para presidir o Conselho de Ética, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), pediu nesta quarta-feira (15) para deixar o grupo, como adiantou Cristiana Lôbo em seu blog.

O senador solicitou a substituição para evitar um novo embate entre governo e oposição na crise que envolve o Senado. "O mais adequado seria a escolha do presidente por decisão consensual, para que os trabalhos ocorram dentro de um ambiente de respeito e confiança entre seus membros, para não agravar ainda mais a crise que se abateu sobre o Senado", justificou.

Valadares disputava a indicação para o cargo com o senador Paulo Duque (PMDB-RJ), que foi indicado pelo grupo do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL). Com a decisão do senador do PSB, a expectativa é de que o conselho seja instalado na tarde desta quarta.

Nesta terça-feira (14), uma manobra articulada pela base governista esvaziou a reunião de instalação do Conselho de Ética e acabou inviabilizando a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Os senadores deveriam eleger o presidente e o vice-presidente do grupo integrado por 15 parlamentares que terá a missão de julgar três representações por quebra de decoro contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), e uma contra o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL).

Se a representação for acolhida pelo conselho, Sarney poderá ser afastado do comando da Casa. Isto porque, em fevereiro de 2008, o Senado aprovou projeto de resolução que afasta dos cargos de comando da Casa os parlamentares investigados por quebra de decoro parlamentar.

Oficialmente, a base governista se recusa a instalar o Conselho de Ética enquanto a LDO não for aprovada. Já a oposição diz que não vota a LDO enquanto o conselho não começar os trabalhos. O conselho está parado desde março.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou nesta quarta-feira (15) que a base governista vai comparecer à instalação do Conselho de Ética, mas não confirmou o horário da possível reunião. Já o líder do PT na Casa, Aloizio Mercadante (SP), afirmou nesta terça-feira (14) que a instalação do conselho não estava no acordo firmado com a oposição, que teria previsto apenas a instalação da CPI da Petrobras.

Senadores da própria base aliada, como Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmaram nesta terça que a ausência da base na instalação do conselho foi uma manobra do presidente do Senado. "Não há ética na Casa enquanto o Sarney estiver na presidência. Ele manipula os senadores. Eles fazem o que o Sarney manda", criticou Cristovam.

O presidente do Senado foi denunciado por quebra de decoro em virtude de sua suposta responsabilidade pela edição de atos secretos e também pela suspeita de ter utilizado o cargo para favorecer uma fundação que leva seu nome.

Antonio Carlos Valadares deixa o Conselho de Ética do Senado

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir