Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-07-2009

Lula defende receita específica para financiar a saúde públi
Presidente participou da 12ª Marcha dos Prefeitos em Brasília. Ele estimulou os prefeitos a cobrar ações dos governadores.
Lula defende receita específica para financiar a saúde públi
Foto: http://www.jornaldeluzilandia.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (12), durante discurso na 12ª Marcha dos Prefeitos em Brasília, que a relação do governo federal com os prefeitos não pode ter "frescura" e tem que ser pautada pela razão. Lula defendeu também a regulamentação dos investimentos em saúde e até a criação de uma receita específica para a área.

Segundo ele ainda, o governo federal não privilegia os prefeitos de partidos aliados, mas que sabe de governadores que só atendem a aliados. "A relação entre dois entes federados não pode ser cheia de frescura, tem que ser cheia de verdade e de razão para dar certo", discursou.

"Sabemos que no Brasil que tem prefeito discriminado por governador. O [Gilberto] Kassab (prefeito de São Paulo) pode ser minha testemunha de que não tenho preocupação com partido dos prefeitos. Sabemos que tem governador no Brasil que para prefeito amigo tem recurso, para o inimigo é pão e água", disse.

Lula incentivou os prefeitos a fazer uma marcha dos prefeitos aos governadores para evitar esse tipo de prática.
Saúde

O presidente também criticou os empresários por não terem baixado preços de produtos depois do fim da CPMF e disse que os prefeitos têm que pressionar pela aprovação da Emenda 29, que trata da regulamentação dos investimentos na Saúde em todos os níveis do governo.

Na avaliação de Lula é preciso que seja aprovada uma verba "apenas para saúde". Ele disse que cada vez está mais caro manter os médicos em cidades do interior e isso vai exigir mais recursos. "Porque médico gosta mesmo é de trabalhar na capital", salientou.

O presidente disse também que foi o governante que atendeu mais rápido as demandas de calamidades apresentadas pelos prefeitos e lamentou que às vezes a decisão do governo federal demora "meses" para chegar aos municípios.

"Eu duvido que na história do Brasil as calamidades do final do ano passado e desse ano tiveram resposta tão rápida quanto demos dessa vez. Mas, temos que ter responsabilidade porque senão o ministro Geddel [Viera, da Integração Nacional] pode ser processado", salientou.

Lula defende receita específica para financiar a saúde pública

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir