Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 16-07-2009

Astronautas buscam danos no ônibus espacial após decolagem
Vídeos feitos durante o voo do Endeavour rumo à órbita terrestre mostram diversos fragmentos soltos
Astronautas buscam danos no ônibus espacial após decolagem
Foto: Associated Press

CABO CANAVERAL, EUA - Os astronautas do ônibus espacial Endeavour verificaram o escudo térmico da nave nesta quinta-feira, 16, em busca de danos sofridos durante o lançamento, enquanto técnicos da Nasa revisavam um vídeo que mostrava o impacto de fragmentos do revestimento do tanque de combustível contra o veículo.

O ônibus espacial, com sete astronautas a bordo, partiu na quarta-feira, 15, para entregar à Estação Espacial Internacional (ISS) o último segmento do laboratório orbital japonês Kibo ("Esperança"). O Endeavour deve chegar à ISS na sexta-feira, para uma estadia de 11 dias e cinco caminhadas espaciais.

O ônibus espacial também transporta suprimentos, peças sobressalentes e um novo membro para a tripulação permanente da estação, o americano Timothy Kopra.

Vídeos e fotografias feitos durante os oito minutos e meio do voo do Endeavour rumo à órbita terrestre mostram diversos fragmentos - de gelo e espuma - soltando-se do tanque externo de combustível e atingindo o escudo térmico do ônibus espacial. Uma brecha no escudo provocada por um pedaço de espuma desencadeou a destruição da nave Columbia, em 2003, durante a reentrada na atmosfera.

A Nasa implementou uma rotina de inspeções para os ônibus espaciais em voo depois do desastre, a fim de garantir o retorno em segurança das tripulações.

Astronautas buscam danos no ônibus espacial após decolagem

Fonte: Estadão
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir