Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-07-2009

Golpe militar em Honduras domina encontro de presidentes
L�deres latinos assistem ao desfile comemorativo
Golpe militar em Honduras domina encontro de presidentes
Foto: AFP

LA PAZ � Condena��es ao golpe de Estado e pedidos de retorno ao cargo do presidente deposto, Manuel Zelaya, em Honduras, dominaram nesta quinta-feira as comemora��es do bicenten�rio do grito de liberdade de 1809, das quais participaram os presidentes de Bol�via, Equador, Paraguai e Venezuela.

O tema esteve t�o presente no encontro que o presidente venezuelano, Hugo Ch�vez, trouxe em seu avi�o a chanceler deposta de Honduras, Patricia Rodas.

Al�m de Ch�vez, o anfitri�o Evo Morales recebeu Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai).

Em seu discurso de celebra��o do bicenten�rio, Morales atacou os militares hondurenhos que destitu�ram Zelaya, questionou a depend�ncia deles do Estados Unidos e lamentou o papel da hierarquia cat�lica do pa�s centro americano que se op�e � volta de Zelaya.

O presidente boliviano insistiu em denunciar a depend�ncia dos militares hondurenhos do Comando Sul americano, ao qual acusou de propiciar o golpe de estado contra Zelaya.

Depois do afastamento de Zelaya, o presidente americano Barack Obama exigiu seu retorno ao cargo, enquanto a secret�ria de Estado Hillary Clinton impulsionou a media��o realizada pelo governante da Costa Rica, Oscar Arias.

Morales tamb�m mencionou "um arcebispo de Honduras que estaria apoiando uma ditadura, o golpe de Estado", numa alus�o aparente ao cardeal Oscar Rodr�guez, que se pronunciou a favor do novo governo de fato.

Ch�vez saiu em defesa de uma nova hist�ria, defendendo uma segunda independ�ncia latino-americana.

A chanceler deposta Patr�cia Rodas participou das reuni�es oficiais na resid�ncia presidencial de La Paz, que tamb�m contou com as presen�as do chanceler brasileiro Celso Amorim e do vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Jorge Sierra Cruz, e posou para a foto oficial.

"Nossa homenagem ao povo hondurenho que resiste", afirmou a ministra de Zelaya � imprensa local.

Golpe militar em Honduras domina encontro de presidentes na Bol�via

L�deres latinos assistem ao desfile comemorativo



Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir