Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 17-07-2009

Portugal e Espanha ao mais alto nível da Nanotecnologia
Portugal e Espanha juntam-se hoje ao mais alto nível na inauguração do Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL).
Portugal e Espanha ao mais alto nível da Nanotecnologia
Foto: http://tv1.rtp.pt/

O Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, o Rei de Espanha, Juan Carlos, e os primeiros-ministros português, José Sócrates, e espanhol, José Luis Zapatero, encontram-se em Braga naquele que será também um centro de ciência viva.

Os mais altos representantes dos dois países ibéricos vão inaugurar um centro de investigação internacional resultante de uma parceria entre os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e da Ciência e Inovação de Espanha que contará com a participação de investigadores dos dois países e ainda de outras nacionalidades.
O PIDDAC, Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central, prevê para 2009 uma verba de 37 milhões de euros destinados ao financiamento do INL que, recorde-se, nasceu de uma parceria de investigação luso-espanhol no decorrer da Cimeira Ibérica de Évora, em 2005.

O Instituto Ibérico de Nanotecnologias deverá ter 14 mil metros de área laboratorial, num edifício de cerca de 20 mil metros quadrados, representando um investimento anual previsto de 30 milhões de euros e um investimento inicial de cerca de 100 milhões de euros, assegurado pelos dois países, estando prevista a contratação de 200 investigadores de Portugal e Espanha.

O centro de investigação deverá estar concluído na sua totalidade no próximo ano, ou o mais tarde em 2011, e situa-se junto ao Campus de Gualtar da Universidade do Minho, um terreno municipal de cinco hectares onde se encontrava o parque de diversões Bracalândia.

O Laboratório Ibérico de Nanotecnologia traduz a aposta num "campo de cooperação indiscutível" e é fruto do "melhor período da história" das relações entre Portugal e Espanha, já argumentaram os chefes de Governo dos dois países.

"Se há campo de cooperação que é indiscutível entre os dois países, é o da ciência", disse José Sócrates em 2006 quando foi formalizado o acordo entre os dois países tendo ainda acrescentado que a decisão de Portugal e Espanha instalarem um Laboratório Internacional de Nanotecnologia em Braga "demonstrou que os dois países sabem que podem competir melhor no mercado global se estiverem juntos".

Portugal e Espanha ao mais alto nível da Nanotecnologia

Fonte: http://tv1.rtp.pt/
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir