Categoria Economia  Noticia Atualizada em 17-07-2009

Ministério lança site para acompanhamento do projeto do trem
Previsão é que obra estimada em R$ 34 bilhões fique pronta em 2014. Trem atingirá até 300 km/h e poderá levar entre 458 e 600 passageiros.
Ministério lança site para acompanhamento do projeto do trem
Foto: Gervásio Baptista/ABr

O Ministério dos Transportes lançou na quarta-feira (15) um site com informações sobre o projeto de instalação do trem-bala que ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (SP). No novo sítio eletrônico (www.tavbrasil.gov.br) será possível acompanhar os custos do empreendimento.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (17), o secretário executivo do ministério, Paulo Sérgio Passos, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, apresentaram o estudo de viabilidade do projeto, encomendado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo o levantamento, o custo para a implementação do Trem de Alta Velocidade (TAV) será de R$ 34 bilhões.

O estudo mostra que o trem poderá atingir velocidade máxima de 300 km/h e terá capacidade para conduzir entre 458 e 600 passageiros. A média de tempo de uma viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro será de aproximadamente uma hora e 33 minutos. Segundo o secretário-executivo do ministério, as obras devem ser concluídas em 2014, antes da Copa do Mundo, que será realizada no Brasil.
Licitação

O secretário acrescentou que o governo pretende criar uma estatal para gerir o projeto de instalação do trem-bala. Ele disse também que o edital de licitação deve ser lançado em setembro e que o objetivo é concluir o processo licitatório ainda em 2009.

No começo de junho, durante a apresentação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, já havia antecipado informações sobre o projeto do trem-bala. Na ocasião, ela afirmou que o trem ficará pronto até 2014 e que o governo vai criar uma empresa pública para receber a tecnologia do TAV.

Ministério lança site para acompanhamento do projeto do trem-bala

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir