Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 21-07-2009

Obama promete a astronautas da Apollo investir na Nasa
Durante uma sess�o de fotos com os tr�s astronautas da miss�o Apollo 11, no Sal�o Oval da Casa Branca
Obama promete a astronautas da Apollo investir na Nasa
Foto: AFP

WASHINGTON - Durante uma sess�o de fotos com os tr�s astronautas da miss�o Apollo 11, no Sal�o Oval da Casa Branca, em comemora��o ao 40� anivers�rio da chegada do homem � Lua, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu ?continuar com a inspiradora miss�o? do programa espacial do pa�s.

O evento tamb�m teria o prop�sito de unir o passado da Ag�ncia Aeroespacial Norte-americana (Nasa, na sigla em ingl�s), representado por seus astronautas mais famosos - Neil Armstrong, Edwin ?Buzz? Aldrin e Michael Collins - e o seu futuro, representado pelo novo administrador da ag�ncia espacial, Charles Bolden, e sua vice, Lori Garver.

O presidente afirmou que a miss�o Apollo 11 sempre ser� lembrada como um exemplo da ?excel�ncia em explora��o?. ?Voc�s inspiraram toda uma gera��o de cientistas e engenheiros, que acabaram gerando inova��o, avan�os, empreendedorismo e criatividade aqui na Terra?, completou. Obama tamb�m lembrou da inf�ncia: contou que, aos 8 anos, quando vivia no Hava�, subiu nos ombros do av� para tentar acenar aos astronautas da Apollo 11 com uma bandeira. Mas ontem ele n�o especificou como a Nasa poderia voltar ao mesmo ritmo da corrida espacial durante a Guerra Fria.

Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua e o menos recluso dos tr�s tripulantes da Apollo 11, afirmou recentemente, em apari��es p�blicas e em artigo publicado anteontem pelo Estado, que o programa espacial norte-americano deve deixar a Lua de lado e investir em um esfor�o multinacional para levar uma miss�o tripulada a Marte.

Seu colega Michael Collins concordou: ?Gostaria de ver Marte se tornar o foco, assim como John Kennedy focou a Lua?. Robert Gibbs, secret�rio de Imprensa da Casa Branca, afirmou que Obama ainda vai considerar os custos de miss�es de explora��o tripulada do espa�o. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo.

Obama promete a astronautas da Apollo investir na Nasa

Fonte: http://www.estadao.com.br
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir