Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 21-07-2009

Astronautas do "Endeavour" completam 2ª jornada de trabalhos
Dois astronautas do ônibus espacial "Endeavour" completaram hoje com sucesso a segunda das cinco jornadas de trabalho
Astronautas do
Foto: Reuters

(atualiza com fim da jornada de trabalho e acrescenta detalhes).

Washington, 20 jul (EFE).- Dois astronautas do ônibus espacial "Endeavour" completaram hoje com sucesso a segunda das cinco jornadas de trabalho, na qual instalaram novos equipamentos na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

"Felicitações. Fizeram um excelente trabalho", transmitiu o controle da missão do Centro Johnson de Voos Espaciais, em Houston, no estado americano do Texas, pouco antes de os astronautas voltarem para a cabine de despressurização.

O controle também transmitiu seus parabéns ao astronauta Tom Marshburn, em sua primeira missão espacial.

"Foi uma honra, neste dia em que comemoramos o 40º aniversário de Apollo", disse Marshburn, em referência à chegada do primeiro homem à Lua, no dia 20 de julho de 1969.

A jornada de trabalho foi concluída às 19h20 (horário de Brasília), com um total de 6 horas e 53 minutos fora do "Endeavour", um ambiente sem gravidade.

O ônibus espacial e a ISS estão acoplados a cerca de 385 quilômetros da Terra, orbitam a 27 mil km/h e têm uma tripulação de 13 astronautas dedicados à construção da estação, um projeto de US$ 100 bilhões, com a participação de 16 países.

Os astronautas Marshburn e Dave Wolf, que saíram pelo módulo "Quest" às 12h27 (horário de Brasília), instalaram uma antena, uma plataforma de armazenamento e um carrinho para o transporte de objetos sobre a viga central da estação.

Wolf ficou preso ao extremo do braço robótico da ISS, enquanto Marshburn se dirigiu para o lado direito da estação para mudar a localização de uma garra que será utilizada pelos astronautas em uma missão planejada para novembro.

Apesar da maior parte das tarefas ter sido realizada sem inconvenientes, o tempo previsto para a operação se esgotou e os astronautas não conseguiram instalar um novo sistema de câmeras focalizadas na plataforma, para que os membros da operação possam observar os experimentos do interior da ISS.

Essa foi a segunda das cinco jornadas de trabalhos programadas para a missão do "Endeavour" e coincide com o 40º aniversário da chegada do homem à Lua.

Quatro décadas depois, a Nasa (agência espacial americana) explora a Lua com cápsulas e robôs e seus astronautas se ocuparam consertando um vaso sanitário no laboratório americano "Destiny", que faz parte da ISS.

Os engenheiros em terra e os astronautas brigaram para ver quem ia consertar o desagradável estrago em um dos banheiros da ISS, utilizado atualmente pelas 13 pessoas que vivem e trabalham no complexo orbital.

Há outro vaso sanitário no "Endeavour", mas a Nasa prefere limitar seu uso, já que os resíduos não podem ser jogados fora, por poluírem uma nova plataforma para experimentos instalada na ISS no sábado.

Enquanto Wolf e Marshburn permaneceram fora do ônibus espacial, o piloto do "Endeavour", Doug Hurley e os especialistas da missão Julie Payette e Koichi Wakata, operaram o braço robótico da ISS para auxiliar suas atividades.

Durante uma entrevista antes da missão, Wolf explicou que as partes instaladas hoje são vitais. "Se as unidades atuais da estação espacial falhassem e estas partes não estivessem ali, a ISS perderia a possibilidade de usar um segundo sistema de comunicação", afirmou.

"Por isso, o equipamento da estação espacial com estes componentes é essencial para a vida da ISS e sua produtividade, além da retirada das naves", acrescentou.

Os Estados Unidos retirarão suas naves de serviço em 2010, assim que a maior parte da construção da ISS for completada.

A nova antena será utilizada em um sistema de comunicações entre o espaço e a Terra. O mecanismo de bombeamento ajudará o funcionamento do sistema de esfriamento do aparelho e o novo motor operará uma plataforma móvel sobre a viga que serve de coluna vertebral da ISS.

Depois de concluírem suas tarefas, realizadas separadamente, os astronautas se transferiram para a nova plataforma de experimentos exposta ao espaço colocada no laboratório japonês "Kibo", no sábado.

A terceira jornada fora do aparelho da missão STS-127 será realizada na quarta-feira. EFE

Astronautas do "Endeavour" completam 2ª jornada de trabalhos na ISS

Fonte: EFE
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir