Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-02-2006

Verão em Marataízes
Nada tem sido mais gratificante para mim do que a oportunidade e o apoio que venho recebendo após a publicação de meu texto no jornal
Verão em Marataízes

Nada tem sido mais gratificante para mim do que a oportunidade e o apoio que venho recebendo após a publicação de meu texto no jornal. Recebi inúmeros telefonemas e e-mails onde os leitores do jornal afirmaram que o sentimento que exprimi em meu texto não era solitário.

Insisto em afirmar que o texto representa um momento de meus sentimentos. Por isso, estou certo que muitos desses sentimentos podem vir a modificar-se proporcionalmente as modificações que possam ocorrer na cidade.

Procuro a cada dia buscar mais ensinamentos entre as pessoas mais sabias com o intuito de elucidar os infindáveis questionamentos que me assaltam e por isso resolvi escrever mais uma vez sobre a cidade.

O titulo de meu primeiro texto terminou com reticências e não com ponto final. Escrevi assim porque minha idéia era escrever outro texto com o título "... mas está recomeçando". Contudo, os comentários sobre o texto foram tantos que muitos textos e questionamentos acabaram por suprir o objetivo do segundo texto que eu escreveria.

Como diz o dito popular "não esperaram que eu molhasse o bico". Apesar disto, resolvi escrever este outro texto encerrando o assunto, pois acho que, à primeira vista, pode parecer anacrônico tentar responder aos problemas enfrentado pelo município na última década, com a publicação de um simples texto.

Evidentemente, este e o outro texto que escrevi não são textos de respostas. O objetivo é tornar vivo e urgente os problemas e as perguntas necessárias ao desenvolvimento do município de Marataízes.

Infelizmente, quando pensamos de forma sistemática, vemos que há problemas reais, inultrapassáveis, que torna urgente a procurar de respostas. Estes problemas estão longe de serem resolvidos. São problemas de grande gravidade que não se resolve com promessas.

Os políticos fazem promessas, como se estivesse nas suas mãos mudar a sociedade. É um jogo de faz-de-conta. Os políticos prometem e os eleitores fingem acreditar. É esta lógica popular de querer ver a realização dos nossos desejos no imediato que nos faz acreditar e depois criticar os políticos.

Não gosto de exprobrar os políticos, e não é este o objetivo de minha escrita. Como disse no outro artigo, confio em tudo que o atual prefeito Toninho, excelente pessoa e administrador, pode e deve fazer pelo município no seu mandato, mas materializar as promessas, isto realmente eu não faço.

Vou além ao afirmar que analisar os valores absolutos de cada administração é avaliar as alterações que foram feitas. A opinião sobre o desempenho de um administrador público resulta da apreciação do que foi feito em determinado período e não naquilo que prometeu fazer. E o que foi feito por Marataízes? Infelizmente a resposta e simples: NADA na administração passada e muito pouco do que deve ser feito na atual. Mesmo porque a bagunça deixada pelo prefeito anterior foi tão grande que levou praticamente um ano para organizar a "casa".

Realmente, diferentemente de muitos, não me contento com a contratação de shows. Simples promessas não são nem de longe a maneira mais apta a me convencer que o verão em Marataízes está realmente vivo. Sou participativo e tive a oportunidade de ver a maquete de Marataízes apresentada pelo candidato Toninho.

Moro em frente à peixaria e todo dia acordo e constato que as barracas ainda estão no mesmo lugar, tento caminhar na praia e a areia ainda não está lá, vou as ruas e vejo os mesmos velhos problemas que via nos últimos anos.

Certamente, pelo amor que nutro pela cidade, nunca proporia a sua eutanásia, mesmo porque, acredito piamente na sua recuperação.

Espero que o prefeito Toninho tenha sucesso na sua empreitada. Estou aqui, não para atrapalhá-la e sim para ajudar.

A todos que escreveram ou irão escrever sobre a cidade de Marataízes, transcrevo o que Galileu Galilei já dizia: "Cuidado com a verdade que se pretende maior que a realidade, pois, os fatos são os fatos e fluem diante de nós que estupefatos assistimos ao espetáculo".

Desejo agradecer profundamente a todos que me honraram com sugestões, elogios e criticas e principalmente a Ilustríssima Srª Marilene Depes, pelo carinho com que me recebeu no jornal. A todos estes dedico meu ingente esforço de aperfeiçoar minha escrita, bem como de torná-la clara e precisa aos leitores. Com eles exerço meu aprendizado, porque, afinal, o conhecimento é adquirido a cada minuto da vida.


Alexandre Sabra Baião Sá é advogado e articulista do Jornal Espirito Santo de Fato




    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Alexandre Sabra Baião Sá    |      Imprimir