Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-07-2009

Hillary exige fim do programa nuclear de Pyongyang
Secret�ria de Estado dos EUA afirma que 'fim irrevers�vel' do projeto b�lico � apoiado por R�ssia e China
Hillary exige fim do programa nuclear de Pyongyang
Foto: AP

PHUKET, Tail�ndia - A secret�ria de Estado dos EUA, Hillary Clinton, declarou nesta quarta-feira, 22, na Tail�ndia que o "fim irrevers�vel" do programa nuclear b�lico da Coreia do Norte � a �nica op��o vi�vel para o isolado pa�s comunista. Hillary enfatizou que Estados Unidos, China, R�ssia, Jap�o e Coreia do Sul est�o de acordo quanto � exig�ncia.

A declara��o foi feita por Hillary depois de reuni�es com os chanceleres dos quatro pa�ses �s margens de uma confer�ncia sobre seguran�a no �mbito do F�rum da Associa��o de Na��es do Sudeste Asi�tico (Asean, por suas iniciais em ingl�s) em Phuket, na Tail�ndia. Hillary est� na Tail�ndia com o intuito de demonstrar que os EUA est�o voltando a se comprometer com a �sia depois de anos de neglig�ncia. As informa��es s�o da Associated Press.

"N�o tentamos recompensar a Coreia do Norte para que retorne", disse. A chefe da diplomacia americana disse que tamb�m destacaram "a necessidade de que o processo de implementa��o da resolu��o do Conselho de Seguran�a da ONU tem que ser transparente, vigoroso e unificado". "Falamos tamb�m dos passos que temos que adotar de forma individual e conjunta para que seja aplicado o embargo de armas, as medidas financeiras e as inspe��es".

Antes, o governo japon�s defendeu que o f�rum asi�tico de seguran�a, do qual fazem parte Uni�o Europeia, Estados Unidos e outros 25 pa�ses, condene duramente a inten��o da Coreia do Norte de continuar seu programa de armas nucleares. "Devemos deixar claro que o desenvolvimento dos programas nuclear e de m�sseis pela Coreia do Norte nunca poder� ser tolerado", disse, em entrevista coletiva, o porta-voz do Minist�rio de Rela��es Exteriores japon�s, Kazuo Kodama.

Pyongyang afirmou, em abril, que estava abandonando as negocia��es para o seu desmantelamento nuclear, como protesto perante a condena��o do Conselho de Seguran�a das Na��es Unidas pelo lan�amento de um foguete de longo alcance naquele mesmo m�s, que se suspeita que fosse o teste encoberto de um m�ssil. Al�m disso, o regime norte-coreano realizou seu segundo teste nuclear em maio, e depois fez v�rios lan�amentos de prova de m�sseis de curto alcance em dire��o ao Mar do Leste (Mar do Jap�o), o que gerou novas e mais firmes san��es do Conselho de Seguran�a.

Hillary exige fim do programa nuclear de Pyongyang

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir