Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-07-2009

Pico da Bandeira: Emoção e Superação
Um grupo de 41 pessoas entre estudantes, alunos e pais de alunos foram...
Pico da Bandeira: Emoção e Superação
Foto: José Rubens Brumana

Um grupo de 41 pessoas entre estudantes, alunos e pais de alunos foram no último dia 11 desse mês ao Pico da Bandeira, o terceiro maior do país e que fica no Parque Nacional do Caparaó.

Para se chegar ao parque existem dois caminhos o do lado capixaba, por Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, ou pelo lado mineiro na cidade de Alto Caparaó, onde o grupo optou. O evento faz parte do projeto "Conhecendo o Espírito Santo", da EEEFM"Domingos José Martins, idealizado pelo professor José Rubens Brumana.

O projeto é apoiado pelas secretarias de Educação e Transporte de Marataízes.

A subida foi marcada por um misto de superação, beleza extasiante e união dos participantes. "Essa paisagem é única. Aqui sinto a grandeza de Deus", disse a professora Angélica Estevão.

A caminhada até ao Pico da Bandeira é percorrido em 18 quilômetros ida e volta, por caminhos íngremes, pedregosos e palmilhados por cachoeiras, vales e muito verde."É uma experiência única em minha vida. Vou guardar para sempre imagens belíssima que presenciei", ressaltou o estudante Hugo Costa.

Nessa sábado dia 11 os guarda-parques relataram que desde 1983 não se via tanto vento na região do Pico da Bandeira que chegava a mais de 80 km por hora.

Pouquíssimos aventureiros conseguiam chegar no cume.Testemunhas descreviam rajadas de vento que jogavam as pessoas ao chão.

Segundo funcionários do parque eram esperados cerca de 2 mil pessoas naquele dia e poucos se arriscaram a subida ao tão almejado Cruzeiro(símbolo no alto do pico).

Orientado pelo professor de biologia conhecido por CJ, com sete subidas ao terceiro maior pico do Brasil, 12 participante do projeto conseguiram chegar ao ponto mais ao do Caparaó. Todos os demais chegaram na base da montanha conhecido como "Terreirão", um lugar de descanso e para a colocação das barracas para quem deseja subir na madrugada. "Foi pura superação ao chegar lá em cima com todo aquele vento e neblina.Só tenho uma palavra para definir essa aventura: indescritível" afirmou a professora Valdecira.

Ela junto com o professor Rodrigo Marone e o empresário Cristiano Fricks Bahiense, se harmonizaram para conseguir chegar até os longos e difíceis 9 quilômetros de subida."Senti muita emoção. Sofro de problemas respiratórios além de estar acima do peso, sem o apoio dos meus companheiros e meu primo Rogério não teria conseguido essa façanha", diz emocionado Cristiano que pretende voltar assim como os demais ao Pico da Bandeira.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir