Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 22-07-2009

Tragédia - Amigos e famílias de vítimas de acidente da TAM protestam - Amigos e familiares das víti
Amigos e famílias de vítimas de acidente da TAM protestam - Amigos e familiares das vítimas do acidente com o avião da TAM lembram um ano da tragédia com passeata e missa ecumênica
Tragédia - Amigos e famílias de vítimas de acidente da TAM protestam  - Amigos e familiares das víti
Foto: Rubens Cavallari/Folha Imagem

Amigos e familiares das vítimas do acidente do vôo JJ 3054 da TAM estão no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) onde realizam nesta quinta-feira uma manifestação para lembrar um ano da tragédia que matou 199 pessoas. Na noite do dia 17 de julho do ano passado, o Airbus da TAM tentou aterrissar em Congonhas, não conseguiu, e se chocou com um depósito da companhia aérea do outro lado da avenida Washington Luís, em frente à pista principal do aeroporto.

Munidos de cartazes com pedidos de "justiça" e "verdade", os manifestantes pararam em frente ao guichê da TAM. Para a Afavitam (Associação dos Familiares das Vítimas da TAM - JJ3054), a empresa prioriza o lucro em detrimento à segurança. Os parentes das vítimas culpam essa postura pelo acidente, o maior desastre aéreo da história do Brasil.

Cerca de cem pessoas participam do ato e, depois, seguem para o local onde ocorreu o acidente, onde será realizado um minuto de silêncio, por volta das 18h48 --horário aproximado do acidente.

Alguns dos participantes da manifestação são parentes das vítimas do acidente. Muitos deles estão abalados pelas lembranças da tragédia. Alguns cartazes mostram fotografias e também falam de saudades.

Um dos manifestantes era Rodrigo Hawschilt, 28, irmão da comissária de bordo Patrícia Hawschilt, morta no acidente. Hoje é aniversário de Rodrigo, que mora em Porto Alegre. No dia do acidente, sua irmã foi até a capital gaúcha comemorar o aniversário do irmão e voltou no vôo 3054 da TAM, pois faria um vôo internacional naquela noite.

"A TAM está sendo atenciosa, pois ela [Patrícia] trabalhava na companhia", disse Rodrigo, muito abalado.

Após o minuto de silêncio, às 18h50, os familiares e amigos das vítimas participam do ato multireligioso no local. Uma árvore, que resistiu no local do acidente, foi iluminada e enfeitada com fotografias para lembrar as vítimas da tragédia.

Amigos e famílias de vítimas de acidente da TAM protestam em Congonhas - Amigos e famílias de vítimas de acidente da TAM protestam - Amigos e familiares das vítimas do acidente com o avião da TAM lembram um ano da tragédia com passeata e missa ecumênica de TAM

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir