Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 22-07-2009

Esportes - Pistorius não irá aos Jogos Olímpicos de Pequim - O atleta sul-africano Oscar Pistorius,
Pistorius não irá aos Jogos Olímpicos de Pequim - O atleta sul-africano Oscar Pistorius, que teve as duas pernas amputadas mas corre com próteses de carbono, não irá aos Jogos Olímpicos de Pequim
Esportes - Pistorius não irá aos Jogos Olímpicos de Pequim - O atleta sul-africano Oscar Pistorius,
Foto: Andrew Medichini/AP

JOHANESBURGO, 18 Jul 2008 (AFP) - O atleta sul-africano Oscar Pistorius, que teve as duas pernas amputadas mas corre com próteses de carbono, não irá aos Jogos Olímpicos de Pequim porque não foi incluído na equipe de revezamento 4x400 metros, informou nesta sexta-feira a Federação Sul-africana de Atletismo.

"Não o convocamos", declarou à AFP Molatelo Malehopo, porta-voz da Athletics South Africa (ASA). "Ele não irá aos Jogos Olímpicos, temos homens mais velozes que ele na nossa equipe olímpica", explicou depois de reunir-se com a Federação.

Pistorius, de 21 anos, não foi convocado para disputar os 400 m porque não conseguiu correr a distância em menos de 45 segundos e 55 centésimos no meeting de Lucerna (Suíça), realizado na última quarta-feira.

Ele melhorou, no entanto, seu recorde pessoal em nove centésimos, marcando um tempo de 46 segundos 25, e tinha a esperança de se classificar para os 4x400.

Seu agente, Peet van Zyl, admitiu esta sexta-feira que essa esperança era mínima. "Seu tempo não estava entre os seis primeiros do país, mas esperávamos regras especiais para Oscar. Queria ir aos Jogos Olímpicos e merecia ir", declarou.

O jovem, que teve as duas pernas amputadas ainda quando criança devido a uma doença congênita, estava decidido a participar dos jogos chineses e teve que convencer as autoridades esportivas que suas próteses não constituíam uma vantagem em relação aos demais atletas.

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) se negou, a princípio, a conceder-lhe este direito, mas o Tribunal Arbitral de Desporte (TAS) o autorizou a correr com os atletas sãos.

A IAAF temia que suas próteses de carbono ameaçassem os demais corredores, provocando quedas em série.

Pistorius assegurou que a batalha legal lhe impediu de treinar em melhores condições, e reconheceu que seria muito difícil sua classificação para Pequim-2008, mas acrescentou que lutará para ir aos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Em setembro próximo participará dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, onde defenderá suas medalhas de ouro dos 100m, 200m e 400m.

Pistorius não irá aos Jogos Olímpicos de Pequim - Pistorius não irá aos Jogos Olímpicos de Pequim - O atleta sul-africano Oscar Pistorius, que teve as duas pernas amputadas mas corre com próteses de carbono, não irá aos Jogos Olímpicos de Pequim de Jogos Olímpicos

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir