Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-07-2009

Lieberman diz que Israel quer convencer Brasil do perigo do
O chanceler israelense, Avigdor Lieberman, admitiu hoje em Bras�lia que seu pa�s quer "convencer" o Brasil e as outras na��es
Lieberman diz que Israel quer convencer Brasil do perigo do
Foto: BBC Brasil

Bras�lia, 22 jul (EFE).- O chanceler israelense, Avigdor Lieberman, admitiu hoje em Bras�lia que seu pa�s quer "convencer" o Brasil e as outras na��es da Am�rica Latina sobre o "perigo" que o Ir� e seu programa nuclear representam para a paz mundial.

"O Ir� n�o � s� a maior amea�a que existe para o Oriente M�dio, mas �, tamb�m, a maior amea�a que existe para todo o Golfo P�rsico", disse o chanceler durante coletiva de imprensa junto ao ministro das Rela��es Exteriores, Celso Amorim.

Segundo Lieberman, que hoje foi recebido pelo presidente Luiz In�cio Lula da Silva, caso n�o se ponha freio aos planos nucleares do Ir�, haver� uma "louca corrida armamentista em todo o Golfo P�rsico" e a paz mundial estar� amea�ada.

O ministro israelense reiterou que seu pa�s est� convencido de que o programa nuclear iraniano tem fins b�licos e n�o pac�ficos, o que, para ele, se comprova com o fato de que, ao mesmo tempo, Teer� desenvolve m�sseis de longo alcance que "podem fazer impacto a 2 ou 5 mil quil�metros".

Lieberman, que come�ou no Brasil uma viagem que tamb�m o levar� a Argentina, Peru e Col�mbia, disse que seu esfor�o demonstra que Israel quer "ser mais ativo na Am�rica do Sul".

O chanceler admitiu tamb�m que entre Brasil e Israel "existem alguns desacordos e talvez algumas incompreens�es" em rela��o ao conflito no Oriente M�dio, mas disse confiar que o "di�logo direto" permitir� super�-las.

"O di�logo pode trazer mais compreens�o", apontou, em alus�o �s cr�ticas que Israel fez a uma visita que o presidente do Ir�, Mahmoud Ahmadinejad, tinha programado para maio passado ao Brasil e que acabou n�o se concretizando.

Sobre Ahmadinejad, Amorim explicou que a visita ser� realizada em uma data pr�xima. "O Brasil convidou o presidente do Ir� e o convite segue de p�", explicou.

Lieberman tamb�m indicou que o Brasil, que tem "fortes rela��es" com pa�ses �rabes, pode ter um importante papel para uma aproxima��o e um poss�vel "di�logo direto entre Israel e os palestinos".

Amorim, por sua vez, reiterou que o Brasil tenta dialogar "com todos os pa�ses" e n�o somente com aqueles "com os quais tem coincid�ncias".

O chanceler brasileiro apontou que, durante a reuni�o que teve com Lieberman e, at�, no encontro que o israelense teve com Lula, "o Brasil reafirmou sua posi��o pelo reconhecimento pleno do Estado palestino" sem que existam "amea�as" para Israel, e por um amplo di�logo para resolver todos os conflitos no Oriente M�dio.

Os dois ministros tamb�m explicaram que conversaram sobre as possibilidades de ampliar o com�rcio bilateral, que no ano passado chegou a US$ 1,6 bilh�o, assim como a coopera��o em diversas �reas.

Lieberman anunciou que o presidente de Israel, Shimon Peres, tem planos de viajar ao Brasil em novembro e que espera uma visita de Lula para 2010. EFE

Lieberman diz que Israel quer convencer Brasil do perigo do Ir�

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir