Categoria Economia  Noticia Atualizada em 23-07-2009

Mercado deve repercutir queda de juro e balanços nos EUA
Banco Central reduziu Selic para 8,75% ao ano, novo piso histórico da taxa
Mercado deve repercutir queda de juro e balanços nos EUA
Foto: AE

Promete repercutir hoje no pregão da Bolsa de Valores de São Paulo a decisão – unânime – de ontem do Banco Central (BC) de reduzir os juros básicos brasileiros de 9,25% ao ano para 8,75%, piso histórico da taxa Selic. "O que deve dar o tom é o comunicado divulgado pelo Copom (Comitê de Política Monetária do BC) depois da decisão", afirma o economista-chefe da corretora Gradual, Pedro Paulo Silveira.
O comunicado do Copom lembra que a redução da taxa, implementada desde janeiro, tem efeitos defasados e cumulativos sobre a economia. Por isso, "o comitê avalia, neste momento, que esse patamar de taxa básica de juros é consistente com um cenário inflacionário benigno, contribuindo para assegurar a convergência da inflação para a trajetória de metas ao longo do horizonte relevante".

Além da decisão do Copom, os balanços do segundo trimestre das empresas norte-americanas também podem mexer com os mercados. "Esta quinta-feira é um dia congestionado, com resultados de empresas como Ford, McDonald’s, Microsoft, American Express e Amazon", diz Silveira.

Ainda nos Estados Unidos, chamam atenção hoje os números das vendas de imóveis usados relativos a junho, além dos dados semanais de pedidos de auxílio-desemprego. Na visão de Silveira, apesar de a Bovespa ter registrado um movimento de leve realização de lucros ontem (o Ibovespa terminou o dia com queda de 0,30%), a Bolsa mostra sustentação do movimento de alta dos últimos dias. "Pode ser mais um dia positivo."

Mercado deve repercutir queda de juro e balanços nos EUA

Fonte: AE - Agencia Estado
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir