Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-07-2009

Suicídio de trabalhador na China evidencia cultura do sigilo
Jovem de 25 anos foi tido como suspeito de vazar segredos comerciais. O incidente causou comoção na Internet chinesa e provocou críticas contra a cultura de intenso sigilo da Apple.
Suicídio de trabalhador na China evidencia cultura do sigilo
Foto: http://sol.sapo.pt/

"A Apple Inc. disse estar aguardando resultado da investigação sobre a morte de um trabalhador na China depois que veículos da mídia noticiaram que o homem se matou ao saber que era suspeito de vazer segredos da empresa. O caso jogou luz sobre a Apple, cuja face pública como fabricante do amplamente bem sucedido iPhone contrasta com sua reputação de empresa de cultura corporativa altamente sigilosa", dizem Doug Young, Joanne Chiu e Gabriel Madway em artigo publicado pela agência de notícias Reuters.

"‘Estamos entristecidos pela trágica perda de um jovem funcionário e aguardamos o resultado das investigações sobre essa morte’, disse a Apple em nota divulgada nos EUA nesta terça-feira [21], sem fazer outros comentários. ‘Requeremos de nossos fornecedores que tratem todos os seus funcionários com dignidade e respeito’, adicionou a empresa", relatam Young, Chiu e Madway.

Eles lembram que o iPhone é produzido no sul da China por encomenda da Apple pela Foxconn International, unidade da gigante dos eletrônicos Hon Hai, de Taiwan.

O funcionário que se suicidou chamava-se Sun Danyong e começou a trabalhar na Foxconn em 2008, informam Young, Chiu e Madway.

"Segundo notícia divulgada pelo influente Nanfang Daily, Danyong, um gerente de produto de 25 anos, ficou extremamente nervoso ao descobrir que um dos 16 protótipos do iPhone N90 de quarta geração da Apple se perdeu. O iPhone é o aparelho de maior sucesso da Apple e a última versão é um segredo bem guardado. Danyong expressou sua crescente frustração em mensagens de texto para sua namorada e para um ex-colega de classe e tentou encontrar o aparelho perdido, disse o Nanfang Daily.

Mas representantes da divisão de segurança da Foxconn aparentemente suspeitaram [de Danyong] e invadiram sua casa. O jovem natural de Yunnan pulou da janela de seu apartamento no 12º andar no dia seguinte, segundo a reportagem. O incidente, que abriu uma investigação da polícia local e da própria Foxconn, causou comoção na Internet chinesa e provocou críticas contra a cultura de intenso sigilo da Apple", contam Young, Chiu e Madway.

Suicídio de trabalhador na China evidencia cultura do sigilo da Apple

Fonte: http://applemania.info
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir