Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 23-07-2009

Vítima da nova gripe em Osasco não tinha problema de saúde a
Informação foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica da cidade. Familiares da vítima são monitorados, mas não têm sintomas da doença.
Vítima da nova gripe em Osasco não tinha problema de saúde a
Foto: Juliana Cardilli/G1

A jovem de 23 anos que morreu com a nova gripe na terça-feira (21) em Osasco, na Grande São Paulo, não tinha nenhum problema de saúde anterior ao contágio da doença que pudesse ter agravado seu quadro. A informação foi confirmada pela diretora do Departamento de Saúde Pública da Vigilância Epidemiológica de Osasco, Mirtes Aparecida Fabricanti.

"Ela não tinha nenhuma comorbidade, nada que pudesse ter acelerado a doença", afirmou. A mulher morreu no Hospital Regional da cidade, onde estava internada há uma semana. Nos últimos dias, ela estava em coma. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, os familiares da vítima estão sendo monitorados, mas até agora nenhum deles apresentou sintomas da doença.

Na manhã desta quarta-feira (22), o atendimento era feito de forma normal no pronto-socorro do hospital – dentro das condições criadas pela pandemia do vírus Influenza A (H1N1). Do lado de fora, era possível ver algumas pessoas utilizando máscaras fornecidas no local – a maior parte delas, parentes de pessoas com sintomas de gripe (tosse, febre, dores no corpo, por exemplo), que aguardavam enquanto elas eram atendidas.

Entre quem trabalha no local, é possível ver algumas pessoas de máscaras – como os seguranças, em procedimento adotado desde a semana passada. Sem a sua, pois havia acabado de sair para tomar café, um funcionário que não quis se identificar explicitou seu receio. "Nós estamos aqui expostos, não estamos tranquilos. A menina que morreu ontem entrou por aqui", afirmou. Segundo ele, o número de pacientes não mudou após o anúncio da terceira morte, mas as pessoas com sintomas de resfriado e gripe continuam sendo a maior parte dos atendimentos.

Aguardando do lado de fora a filha de 14 anos, levada ao local por ter tido febre e desmaiado na terça, Sandra Francisca da Silva, de 40 anos, contou que soube da terceira morte na cidade na manhã desta quarta, pelo médico que atendeu sua filha. A informação, entretanto, não mudou sua conduta. "Está morrendo gente para todo lado, não adianta fugir. Não tem para onde correr", disse ela.

Pouco depois, a filha, Maysa da Silva Costa, apareceu com uma máscara no rosto, enquanto esperava o resultado dos exames. "Fiquei assustada e com medo quando o médico falou que morreram aqui. Fico com medo de pegar algo, porque eu já estou ruim de outra coisa", contou a menina.

Além das máscaras distribuídas, algumas pessoas já foram ao hospital com as suas, compradas antes de chegar ao local. A aposentada Maria Odete de Jesus, de 62 anos, aguardava o filho e a nora com uma. O filho tinha febre e tosse desde segunda, e a nora passou a reclamar de dor de garganta e ouvido na terça. "Ontem meu filho passou a noite sem dormir, e resolvemos vir. Minha nora viu que nos hospitais tinha que usar máscara, e compramos antes de vir".

Vítima da nova gripe em Osasco não tinha problema de saúde anterior

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir