Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-07-2009

Deposto diz que mediação fracassou e que irá à fronteira com Honduras
Manifestantes favoráveis ao presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, protestam nesta quarta-feira (22) nas ruas de Tegucigalpa.
Deposto diz que mediação fracassou e que irá à fronteira com Honduras
Foto: AFP

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, disse nesta quarta-feira (22), que terminou sem sucesso a tentativa de mediação conduzida pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, e anunciou, diante de um quadro que ele considera "definitivo", que está disposto a voltar a seu país, cruzando a fronteira a partir da Nicarágua até sexta-feira (24).

"Terminou definitivamente o processo de mediação. O acordo está totalmente fracassado", afirmou Zelaya, durante entrevista coletiva na embaixada de Honduras em Manágua, capital da Nicarágua.

Arias solicitou, no último domingo (19), 72 horas para buscar um acordo entre as delegações hondurenhas que representam a Zelaya e ao governo de Roberto Micheletti.

Zelaya disse que partirá nesta quinta em direção à fronteira hondurenha para tentar em algum momento entrar em seu país. "Irei para três municípios fronteiriços de Manágua com Honduras", afirmou o presidente deposto à emissora Telesur. "A ideia é falar com as pessoas, tentar cruzar (a fronteira)",

O presidente da Costa Rica, Oscar Arias, apresentou nesta quarta uma nova proposta para tentar solucionar a crise política em Honduras, que envolvia o retorno de Zelaya ao poder na sexta-feira e a formação de um novo governo de coalizão.

O ministro das Relações Exteriores do governo interino de Honduras, Carlos Lopez, afirmou que não há chance de Zelaya voltar à Presidência. "Essa hipótese está fora de cogitação", disse.

Deposto diz que mediação fracassou e que irá à fronteira com Honduras
Tentativa de acordo previa formação de governo de coalizão em Honduras.
Governo hondurenho afirma que não há chance de Zelaya voltar ao poder.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir