Categoria Economia  Noticia Atualizada em 24-07-2009

Conselho da Volkswagen aprova integração com Porsche
O Conselho de Supervisão da montadora alemã Volkswagen aprovou hoje a integração da empresa com a Porsche.
Conselho da Volkswagen aprova integração com Porsche
Foto: http://pt.euronews.net/

SíO PAULO - O Conselho de Supervisão da montadora alemã Volkswagen aprovou hoje a integração da empresa com a Porsche. Depois de uma reunião extraordinária para decidir sobre o impasse no qual as empresas estão envolvidas, a companhia afirmou que a possível fusão criará um único grupo automobilístico, liderado pela Volks.

"O Conselho de Administração da Volkswagen vai agora começar a conversar com os novos representantes nomeados pela Porsche para definir um conceito final e atingir essa meta (de fusão)", afirmou a companhia em comunicado.

Segundo o documento, o novo grupo integrado será formado pela "participação progressiva" da Volks na Porsche e a "subsequente fusão" entre as duas empresas. "O conceito final previsto pela união irá preservar a solidez financeira da Vokswagen e sustentará sua habilidade em agir para assegurar a independência da Porsche", enfatizou a montadora.

O caminho para que a longa disputa entre as companhias se resolva foi aberto hoje, com duas medidas anunciadas pela Porsche.

Para começar, depois de uma também reunião extraordinária, a Porsche divulgou pela manhã a aprovação do aporte financeiro de 5 bilhões de euros provenientes do fundo de investimentos Qatar Holding. O aumento de capital foi reafirmado pela Volks no documento. "O Conselho de Supervisão dá boas vindas à inclusão do Qatar entre os acionistas, como um parceiro estratégico responsável por dar apoio ao objetivo de um grupo automotivo integrado".

Além disso, a empresa demitiu hoje pela manhã seu presidente, Wendeling Wiedeking, que sempre se opôs à negociação entre as duas empresas, o que eliminou, portanto, outro obstáculo à operação. Junto com ele, deixou o cargo o responsável pela área de finanças da marca, Holger Haerter.

Desse modo, as portas se abrem para que nasça um dos maiores grupos do setor no mundo. As decisões parecem indicar um novo rumo para a Porsche, que já contabiliza mais de 10 bilhões de euros em dívidas, além de resolverem a disputa que já fez, inclusive, a Porsche tentar adquirir a Volks. Durante essa iniciativa, a Porsche elevou sua participação na Volkswagen para 51%, mas o processo falhou com o agravamento da crise financeira mundial

"A união da Volkswagen com a Porsche segue uma lógica industrial e oferece perspectivas promissoras: faz de duas fortes empresas ainda mais fortes", afirmou o presidente do Conselho de Administração da Volkswagen, Martin Winterkorn, no documento.

(Vanessa Dezem | Valor Online)

Conselho da Volkswagen aprova integração com Porsche

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir