Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-07-2009

Temer processa 44 por desvio de passagem
Mas pro�be identifica��o dos acusados de comercializar cota gratuita do bilhetes a�reos
Temer processa 44 por desvio de passagem
Foto: Antonio Cruz/Ag�ncia Brasil

O relat�rio final da sindic�ncia que investigou na C�mara a venda de passagens a�reas da cota dos deputados confirma a exist�ncia de um forte esquema de com�rcio ilegal de bilhetes. Segundo a investiga��o, a pr�tica il�cita envolveu servidores, operadores de venda e ag�ncias de turismo. H�, at�, funcion�rios que confessaram a participa��o no que a sindic�ncia classifica de "comercializa��o de cr�dito parlamentar".

Quarenta e quatro processos disciplinares contra funcion�rios foram abertos. Pelo menos quatro deputados estariam envolvidos, segundo a investiga��o. O presidente da C�mara, Michel Temer (PMDB-SP), determinou que a corregedoria da Casa apure o grau de participa��o de congressistas no esquema conhecido por "m�fia das passagens". Mas Temer vetou a divulga��o p�blica do resultado da sindic�ncia.

O relat�rio diz que ag�ncias de turismo juntavam cotas de mais de um deputado para depois vender como bilhetes a�reos fora do Congresso. A sindic�ncia confirma ainda que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi v�tima desse com�rcio ilegal.

No ano passado, Mendes e a mulher, Guiomar, viajaram para Fortaleza e Nova York com passagens compradas por meio do cart�o de cr�dito do ministro, mas seus nomes apareceram como se tivessem voado na cota do deputado Paulo Roberto (PTB-RS).

A investiga��o de deputados foi sugerida pela comiss�o de sindic�ncia que, durante 90 dias, investigou a trama que consistiria no repasse de parte da cota do deputado para ag�ncias de turismo. "Se houver ind�cio de deputado vendendo passagem, vou sugerir a abertura de processo de cassa��o. Participa��o de deputado em venda de passagem � quebra de decoro", afirmou o corregedor da C�mara, Antonio Carlos Magalh�es Neto (DEM-BA), em viagem ao exterior. Ele afirmou que, de acordo com o regimento, a corregedoria come�ar� formalmente a analisar o trabalho da comiss�o de sindic�ncia na volta do recesso.

TRANSPAR�NCIA

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) cobrou transpar�ncia na divulga��o dos dados. "A sociedade precisa saber quem e quantos ser�o notificados a se explicar. Assim como os atos secretos do Senado s�o repudiados, qualquer procedimento secreto da C�mara n�o seria bem visto e n�o se justifica", disse Alencar.

Al�m do pedido de investiga��o dos deputados pela corregedoria e de abertura de processo administrativo contra os funcion�rios, a comiss�o recomendou o envio de c�pia da sindic�ncia ao STF e ao Minist�rio P�blico Federal.

A comiss�o foi criada depois que Gilmar Mendes e o ministro do STF Eros Grau apareceram na lista de v�timas do esquema. Uma viagem de Eros Grau para o Rio o tamb�m aparece como se fosse de cota do deputado Fernando de Fabinho (DEM-BA), mas foi paga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, respons�vel pelo convite ao ministro para participa��o em uma solenidade.

Temer processa 44 por desvio de passagem

Fonte: Estad�o
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir