Categoria Economia  Noticia Atualizada em 24-07-2009

Brasil acerta acordo com Paraguai sobre Itaipu
Os t�cnicos de Brasil e Paraguai finalizaram as negocia��es sobre a usina de Itaipu. O acordo ainda depende da palavra final dos presidentes Luiz In�cio Lula da Silva e Fernando Lugo
Brasil acerta acordo com Paraguai sobre Itaipu
Foto: Fernando Lugo (arquivo iG)

BRAS�LIA - Os t�cnicos de Brasil e Paraguai finalizaram as negocia��es sobre a usina de Itaipu. O acordo ainda depende da palavra final dos presidentes Luiz In�cio Lula da Silva e Fernando Lugo, mas pode encerrar o conflito entre os dois pa�ses.

Um dos principais pontos do acordo � a autoriza��o para o Paraguai vender energia de Itaipu e de outras usinas no mercado livre brasileiro gradualmente e sem a intermedia��o da Eletrobr�s. Outro ponto importante � o reajuste do valor pago pelo Brasil para os paraguaios cederem sua parcela de energia em Itaipu, que deve ser triplicado para US$ 360 milh�es. As informa��es s�o do diretor-geral paraguaio de Itaipu, Carlos Mateo Balmelli.

Os pa�ses v�o montar um grupo de trabalho para a entrega, em 120 dias, de uma proposta sobre os porcentuais e os prazos que regular�o a entrada da estatal paraguaia Administra��o Nacional de Energia (Ande) no mercado livre do Brasil.

O pacote brasileiro inclui ainda a cria��o de fundo binacional e o financiamento da constru��o de uma linha de transmiss�o de Itaipu a Assun��o, or�ada em US$ 450 milh�es. Segundo um negociador, uma hip�tese � o Paraguai come�ar no mercado livre com 300 megawatts de pot�ncia, ou 2 mil gigawatts por hora. O volume equivale a 2% da produ��o de Itaipu, que ultrapassou 90 mil gigawatts por hora em 2008.

Em rela��o � energia ?excedente?, ou seja, o que a usina produz a mais em um ano chuvoso, o volume representaria cerca de 15%. Ou seja, n�o haveria altera��o na venda dos 75 mil gigawatts por hora garantidos para as distribuidoras. ?Ainda faltam alguns detalhes, mas estamos otimistas. O momento � de celebra��o por esse acordo hist�rico?, disse Balmelli. Lula e Lugo se re�nem amanh� para tratar do tema. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo.

Brasil acerta acordo com Paraguai sobre Itaipu

Fonte: Estad�o
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir