Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 24-07-2009

RICARDO FERRAÇO GOVERNADOR 2010
Aos poucos, em alguns artigos, vim fazendo este exercício de futurologia...
RICARDO FERRAÇO GOVERNADOR 2010

Manoel Manhães [email protected]

Aos poucos, em alguns artigos, vim fazendo este exercício de futurologia e torcida por eliminação, agora, favas contadas, fecho o pacote.

Uma candidatura socialista à presidência (Ciro Gomes) seria a única alternativa para que o senador Renato Casagrande tenha um palanque em sua aventura ao governo do Estado, única forma de sobrevivência política do senador capixaba. Porque, em 2014, quando seu mandato terminar, ele terá que disputar a reeleição, certamente contra Ricardo Ferraço e já perdeu por antecipação. Ciro Gomes será candidato, com apoio de Lula e do PT, ao governo de São Paulo – um freio para José Serra, pois se sai do governo paulista e perde para Dilma fica sem governo nenhum.

O PT no estado queria João Coser como candidato do partido ao governo, como suporte ao palanque de Dilma. O capital político acumulado pelo prefeito, depois da eleição do ano passado, o credencia para isso, com a ajuda das vitórias do PT em Cachoeiro e Colatina, dois importantes colégios eleitorais. Mas se ele deixasse a prefeitura para concorrer à eleição, seu vice, Tião Barbosa, assumiria, seria a prefeitura de bandeja para o governador Paulo Hartung. E isso o PT estadual sabe que lhe seria arrasador. Assim Coser já declarou seu apoio ao vice-governador Ricardo Ferraço e já pôs seu fiel aliado, Givaldo Vieira, na vice de Ricardo combinando o apoio deste para 2014.

Luis Paulo Veloso Lucas será candidato apenas e se José Serra concorrer, amarrado, em conseqüência, à candidatura de Ciro Gomes. Se Luis Paulo vier será, também, apenas para Ricardo não concorrer sozinho, também Luis Paulo já perdeu por antecipação. Ferraço Pai abrirá mão de vir como federal para Luis Paulo ou outro, tudo em nome do Filho e do Espírito Santo. Também abrirá mão de reeleger-se estadual. E oxalá, virá, pra nossa redenção, como prefeito em Itapemirim ou Marataízes tendo em Marataízes ou Itapemirim um aliado – se não a fusão - e fazendo deste trecho do litoral sul capixaba uma nova Guarapari (guardadas as devidas proporções). Quem viver, verão. E oxalá assim seja!

Eu que já escrevi que Ricardo "não sabia ser político" queimei a língua e felizmente me surpreendi, Ricardo se revela muito preparado como candidato à sucessão de Paulo Hartung.

Aprende rápido com o pai e com o governador, ambos os maiores gênios políticos do estado, Hartung, eu já disse antes, se fosse político em um estado de maior projeção (Rio, Sampa, Bahia, Minas) seria candidato a presidente ou vice. Voando espaços sozinho Ricardo mostra-se capaz de viabilizar-se, aglutinando forças, até então, repelentes, surpreende políticos e pseudo-analistas da política (como eu), mostra-se mais inteligente do que poderia supor a vã "politicologia" e será, podem escrever (maktub), um excelente governador.

Pra correr pro abraço, eleito que será, Ricardo se filiou ao PMDB e o pragmatismo do partido se encarregará de colocá-lo no palanque do presidente vitorioso.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir