Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-07-2009

Cúpula do Mercosul termina com condenação a golpe
Líderes posam para a foto oficial da cúpula do Mercosul
Cúpula do Mercosul termina com condenação a golpe
Foto: AFP

ASSUNÇíO, Paraguai — A cúpula do Mercosul realizada em Assunção, Paraguai, foi concluída ao meio-dia desta sexta-feira com uma forte condenação ao golpe de Estado em Honduras e uma exigência de volta ao poder do presidente Manuel Zelaya, em meio à falta de perspectivas de grandes avanços na área comercial.

Os últimos tempos foram marcados por tentativas protecionistas entre os países do bloco e pela falta de consenso sobre questões importantes, como a discussão a respeito do fim da cobrança dupla da Tarifa Externa Comum (TEC), segundo os analistas.

E o mandato paraguaio na presidência do bloco, que terminou nesta sexta-feira, foi determinado por uma espécie de estagnação nas transações comerciais dentro do Mercosul.

A cobrança múltipla da TEC é apontada por especialistas como um dos principais entraves ao fortalecimento do Mercosul. Produtos que chegam de outros países pagam a tarifa mais de uma vez, na medida em que circulam pelos países do Mercosul.

A crise econômica mundial também afeta as relações entre os países do bloco, com a Argentina tentando proteger a produção local, através do aumento de barreiras comerciais em alguns setores, como o têxtil.

Durante o encontro, os presidentes do bloco também conversaram sobre critérios comuns para a administração da vacina contra a gripe suína, que deverá estar disponível no ano que vem.

"Que nunca mais, nunca mais em território da América surja uma ditadura que provoque o silêncio da morte, da voz ou da fome!", afirmou o anfitrião do encontro, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, no plenário do bloco sul-americano no edifício do Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

Lugo disse que "o golpe de Estado que derrubou o presidente constitucional hondurenho em 28 de junho nos mostrou quão frágeis são as democracias da América Latina", no momento em que Zelaya tenta voltar a seu país, onde se instalou um governo cívico militar fora da lei e contra a Constituição, afirmou.

Cúpula do Mercosul termina com condenação a golpe em Honduras

Líderes posam para a foto oficial da cúpula do Mercosul


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir