Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-07-2009

Lixo exportado para o Brasil: 3 britânicos libertados sob fiança
Fiscais do Ibama abrem um dos contêineres com lixo provenientes da Grã-Bretanha
Lixo exportado para o Brasil: 3 britânicos libertados sob fiança
Foto: AFP

LONDRES, Reino Unido — Três homens detidos na Grã-Bretanha responsabilizados pelo envio de 1.400 toneladas de lixo ilegalmente para o Brasil foram libertados sob fiança, informou nesta sexta-feira uma porta-voz da Agência do Meio Ambiente britânico.

As detenções aconteceram quinta-feira na cidade de Swindon, sudoeste da Inglaterra, dentro da investigação aberta pela agência do meio ambiente para determinar a procedência de 99 contêineres que chegaram nas últimas semanas a portos brasileiros.

"Os três homens, que não foram identificados, deverão se apresentar novamente à política em outubro", destacou a porta-voz.

Segundo o jornal londrino The Times, entre os presos estão dois brasileiros, entre eles o fundador em 2007 de duas empresas identificadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) como as que enviaram os resíduos ao Brasil: Worldwide Biorecyclables e UK Multiplas Recycling.

As autoridades britânicas trabalham com as autoridades brasileiras para determinar a procedência dos contêineres que chegaram ao porto de Santos, no Estado de São Paulo, e outros ao Estado do Rio Grande do Sul, com documentos que afirmavam que a carga era de plástico reciclável.

A Agência Britânica de Meio Ambiente informou que estava trabalhando para trazer os resíduos de volta, negociando junto às companhias de transporte marítimo que os levaram para o Brasil.

"Estamos trabalhando com as empresas de transporte para o retorno da mercadoria, assumindo o custo disto, e investigaremos os contêineres quando forem liberados pelas autoridades brasileiras e voltarem ao Reino Unido", informou uma das dirigentes da agência, Liz Parke, quinta-feira.

Na quarta-feira, o governo brasileiro havia anunciado que deu instruções à sua delegação permanente em Genebra no sentido de apresentar uma denúncia por tráfico de resíduos perigosos, nos termos da Convenção da Basileia, de 1992, que tem como objetivo controlar o movimento transfronteiriço de dejetos perigosos produzidos por nações industrializadas.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) anunciou na semana passada ter apreendido mais de 1.000 toneladas de lixo doméstico importadas do Reino Unido.

Os 41 contêineres foram desembarcados no porto de Santos, enquanto outros foram levados para o Rio Grande do Sul com "falsas declarações" indicando se tratar de plástico reciclável, como explicou à AFP Ingrid Oberg, representante do Ibama em Santos.

Nos últimos meses foram encontrados contêineres com 293 toneladas de lixo provenientes da Grã-Bretanha nos portos de Santos (SP), Rio Grande (RS) e na alfândega de Caxias do Sul (RS). Entre o material encontrado, estavam pilhas, seringas, camisinhas e fraldas usadas.

Lixo exportado para o Brasil: 3 britânicos libertados sob fiança

Fiscais do Ibama abrem um dos contêineres com lixo provenientes da Grã-Bretanha



Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir