Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-07-2009

A FRAQUEZA DO REI
Um le�o, terror das florestas, vencido pelos anos, e lamentando-se da sua antiga valentia, foi...
A FRAQUEZA DO REI

Um le�o, terror das florestas, vencido pelos anos, e lamentando-se da sua antiga valentia, foi, afinal, atacado por seus vassalos, que se tornaram fortes pela fraqueza do seu rei.
Um dia, dele se aproximou o cavalo e deu-lhe uma patada, o lobo, uma dentada, o boi, uma chifrada, o pobre le�o, debilitado pelos anos, triste, cansado, mal p�de rugir.

Finalmente, espera seu destino, sem mais uma queixa, quando v� chegar a sua caverna um burro.
"Ah! Isso � demais!". Disse ele. Estava resignado a morrer, mas � morrer duas vezes sofrer a afronta de um burro.

Esta est�ria foi contada por La Fontaine em seu livro de fabulas, o interessante � que podemos fazer uma compara��o com o jogo pol�tico. Para ter uma vida de sucesso na carreira pol�tica � preciso, acima de tudo, demonstrar for�a e poder pol�tico em suas decis�es.

Sabemos que para obter resultados vitoriosos na vida publica � fundamental para governar, uma postura de respeito para com os aliados, pois construindo uma imagem de respeito se ganha credibilidade e apoio popular.

A opini�o publica � muito vulner�vel, hoje ela venera um pol�tico pensando que ir� suprir todos os problemas pertinentes da popula��o, mas a mesma opini�o que venera hoje, amanh� ela tamb�m pode execrar, a verdade � que o pol�tico fica entre o c�u e o inferno.

O pol�tico que pretende caminhar nas nuvens, tem que estar no controle total de todas as decis�es tomadas em sua administra��o, independente de qual meta irar tra�ar, mostrando que a hierarquia acaba na sua caneta.

O fracasso de toda administra��o publica, come�a quando o l�der perde o poder sobre seus subordinados, l�gico que sua conduta contribui com seus erros e fracassos administrativos, levando em conta que os mesmos erros sobre cair�o sobre seus ombros.

O velho rei da floresta quando est� em seu pleno vigor f�sico, comprova que nenhum outro animal ousa desrespeitar sua soberania no reino animal, assim t�m que ser o chefe de todo Executivo, seja ele Federal, Estadual ou Municipal, demonstrar respeito, for�a, capacidade imediata de agir em v�rios assuntos, e at� mesmo em determinados momentos aliar-se com seus advers�rios para o bem comum do coletivo.

Terminando com a est�ria do velho e cansado le�o, vou deixar uma frase para reflex�o:
AI DOS PODEROSOS QUANDO A FOR�A LHES FALTA. AT� OS BURROS LHE QUEREM DAR COICES... (La Fontaine).

    Fonte: O Autor
 
Por:  Maycon de Souza    |      Imprimir